A UCI, entidade que organiza o ciclismo no mundo, divulgou hoje o nome das equipes que obtiveram inscrição para a temporada 2021 de ciclismo. Tanto na primeira divisão, o Circuito Mundial WorldTour, como na segunda divisão, a ProTeam, 19 equipes
foram confirmadas.
World Tour – 19 equipes de 4 continentes
As principais novidades para 2021 no ciclismo profissional começam com a chegada de uma nova equipe, a Intermarché Wanty Gobert Matériaux. Entre as equipes já no WorldTour, algumas mudanças, a Ag2r recebe como patrocinadora a Citroen, a Astana elevou a Premier Tech para o título da equipe. A EF Education recebe agora a Nippo também no título. A equipe conhecida por Sunweb passa a chamar-se DSM enquanto a sul africana Qhubeka Assos é o novo nome da equipe que foi abandonada pela NTT.
A Greenedge é o nome da equipe de Gerry Ryan e que busca novo patrocinador.
Aqui um resumo das novas patrocinadoras:
- Citroen – Fabricante de automóveis
- Premier Tech – Empacotadoras
- Nippo – Empreiteira
- Intermarché – Rede de Supermercados
- Wanty – Empreiteira
- Gobert Matériaux – Rede de HomeCenter
- DSM – Produtora de vitaminas, nutrição humana, animal, higiene pessoal e ingredientes.
- Qhubeka – Organização não governamental que promove o ciclismo na África do Sul.
- Assos – Fabricante suíço de uniformes de ciclismo
Intermarché Wanty Gobert Matériaux
A equipe comandada por Jean François Bourlart em 2001 chegou ao topo do ciclismo mundial ao comprar a licença da extinta CCC de Jim Ochowicz. Entre os patrocinadores, está a rede de supermercados Intermarché que tem presença na Bélgica, França e Portugal. O Groupe Gobert é um HomeCenter de material de construção enquanto a Wanty é uma empreiteira especializada em pavimentação.
Os parceiros técnicos da Intermarché são:
- Bicicletas – Cube
- Grupo de Componentes – Shimano
- Rodas – Fulcrum
- Sapatilhas – Northwave
- Uniformes – Santic
- Selim – Prólogo
- Pedais – Look
- Pneus – Continental
- GPS – Bryton
- Veículos – BMW
Equipes ProTeam
As equipes da segunda divisão do ciclismo profissional são as “ProTeam” ou equipes profissionais. As 19 equipes recebem como novidade a Eolo Kometa, equipe criada por Alberto Contador e a Kern Pharma que subiu de divisão. O número de equipes segue o mesmo pois a dinamarquesa Riwal não deu continuidade a equipe.
Sem dúvidas a divisão foi a que mais perdeu em 2020. Além de patrocinadores que deixaram o ciclismo como a Vital Concept e Riwal, também a Nippo deixou a Delko para seguir para o WorldTour com a EF Pro. Confira as 19 equipe ProTeam 2021: