MiTo – Milano Torino, a prova de ciclismo mais antiga

Luiz Papillon

Nesta quarta feira acontece a 105ª Milano Torino, a prova de ciclismo mais antiga do mundo, disputada desde 1876. Uma prova que atravessa três séculos e faz parte do calendário ProSeries.

Mark Cavendish venceu a MiTo em 2022 | Foto Divulgação
Mark Cavendish venceu a MiTo em 2022 | Foto Divulgação

O canal por assinatura DSports da Directv detém os direitos de transmissão mas não deve levar ao ar, assim para o público brasileiro a única opção é a transmissão em italiano na RAI internacional.

Milano Torino 2024 – 197km

Uma viagem de Milão a Turim realizada desde o século 19, assim começa a Milano Torino 2024. Em 1876 oito ciclistas partiram de Milão com apenas quatro tendo chegado a Turim. Com algumas interrupções ela passou a ser anual em 1913, parando apenas em 1916 e 1944 nos períodos críticos da grandes guerras mundiais. Usualmente ela acontecia no outono,  após o Giro do Piemonte e como prévia do Giro de Lombardia no que é chamado pelos italianos Trittico di Autunno (uma alusão a uma coleção de três óperas de Puccini). Desdde 2022 os organizadores optaram por mudar a Milano Torino de data no calendário, passando para o inicio da primavera como preliminar da Milano Sanremo, a primeira monumento da temporada.

Com essa mudança, também veio a mudança no trajeto, da subida íngreme da Superga em Torino para uma prova de velocistas entre Rho na grande Milão a Salassa a sul de Turim.

Para 2024 um trajeto que favorece “classicomanos”, com mais subidas e um final em leve aclive deve tornar a Milano Torino mais interessante.

Favoritos a Milão Torino 2024

Com nove equipes WorldTour, o destaque fica com Alexander Kristoff, o gigante norueguês tem mostrado potência. O suíço Marc Hirschi tem uma boa oportunidade para “mostrar serviço”, já que na Milano Sanremo deve ser um fiel gregário de Pogacar. Apesar de Mark Cavendish estar pré-inscrito, se o veterano britânico correr, não acreditamos que ele consiga chegar para uma repetir a vitória de 2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Jasper Philipsen vence Milano Sanremo a frente de Pogacar!

Não teve desastre! Jasper “The Master” Philipsen colocou a monumento Milano Sanremo no bolso! Em uma chegada apertadíssima, Philipsen venceu por milímetros a primeira monumento da temporada após 288km de prova. Michael Matthews foi segundo e Tadej Pogacar completou o pódio. Milano Sanremo 2024 A primeira monumento da temporada foi […]

Receba as novidades em seu e-mail