Mohoric vence mundial de Gravel

Luiz Papillon

O esloveno Matej Mohoric venceu o mundial de gravel 2023, entre as mulheres a vitória foi da polonesa Kasia Niewiadoma.  Florian Vermeersch foi o segundo e Connor Swift o terceiro. Em quarto lugar o veterano Alejandro Valverde mostrou que ainda é o Balaverde.

Mundial Gravel 2023 – Veneto

A segunda edição do mundial de gravel (também gostamos da tradução do google “saibro”, mas dificilmente a indústria abraçará esse termo) aconteceu no Veneto tal como a primeira. Contudo desta vez o percurso foi escolhido para ser um pouco mais exigente em termos de equipamento. Enquanto os homens disputaram 160km de prova com 2.000m de subida acumulada, as mulheres disputaram 140km com 1.600m de altimetria.

Katarzyna Niewiadoma | Foto Canyon /Sram
Katarzyna Niewiadoma | Foto Canyon /Sram

As disputas começaram no sábado com Katarzyna Niewiadoma vencendo escapada após atacar a 15km do final.

Kasia rompeu um jejum de 5 anos sem vencer no ciclismo, a ótima ciclista da Canyon/Sram vinha batendo na trave e agora aos 29 anos tem uma camisa arco-íris:

“Eu não tenho palavras para isso, é minha primeira camisa arco-íris, estou muito feliz.” disse a campeã.

Atrás Sílvia Pérsico bateu Demi Vollering na luta pela prata enquanto o grupo perseguidor chegou pouco mais de um minuto atrás.

Com Valverde e Wout van Aert mundial gravel foi muito disputado

Wout van Aert sofreu uma queda e um problema mecânico que o deixaram de fora da luta pela vitória, vale lembrar nesta modalidade o ciclista não pode receber apoio da equipe. Entre os grupos que se formaram, com 70km para o final Matej Mohoric liderava junto com Vermeersch e Connor Swift com pouco mais de um minuto para o grupo que tinha Alejandro Valverde e Alessandro De Marchi.

Matej Mohoric lidera o mundial Gravel | Foto UCI
Matej Mohoric lidera o mundial Gravel | Foto UCI

Na marca de 20km para o final, Mohoric acelerou abrindo vantagem e na perseguição Swift levou uma queda pequena. Na marca de 15km para o final, Vermeersch teve um problema mecânico e precisou descer da bicicleta para encaixar a corrente novamente, o que deu a Mohoric uma grande vantagem.

Dali em diante foi só tocar para chegar, apesar de um susto ao cair na entrada de uma ponte, Mohoric venceu o mundial. Atrás Florian Vermeersch foi o segundo pela bélgica enquanto Connor Swift o terceiro pelo Reino Unido. Na disputa pelo quarto lugar, Alejandro Valverde bateu o estadunidense Keegan Swenson na chegada, mostrando excelente forma aos 42 anos de idade.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Elia Viviani volta a vencer no WorldTour após 4 anos

Após 4 anos, Elia Viviani volta a vencer no WorldTour em sprint na etapa de abertura do Tour de Guangxi na China. Viviani bateu na chegada o campeão por pontos do Giro, Jonathan Milan e o irlandês Sam Bennett. Após a vitória, Viviani foi reflexivo nas palavras, reconhecendo que não […]

Receba as novidades em seu e-mail