Como economizar esforço na pedalada melhora seu desempenho

Luiz Papillon

Desde a primeira bicicleta, houve uma corrida pela melhora no desempenho seja na durabilidade, na leveza ou na performance de equipamentos para o ciclista. E o papo hoje no pelote é sobre economia de esforço com base nos rolamentos.

Rolamentos CeramicSpeed | Foto Divulgação

Esse componente muitas vezes pouco destacados e que fica escondido nas partes móveis da bicicleta tem um papel importante no desempenho passa por uma frase eternizada nos anos de ouro da equipe Sky: Os ganhos Marginais.  Por conta da tradução, muitos pensam que tratam-se de ganhos quase ilegais, mas a frase é em relação as margens de um papel, ou seja numa tradução mais livre “Comer pelas beiradas”.

O Legado Sky – Lições para o ciclismo Moderno

E ai entram os rolamentos, ontem 10/11/2022 estive em palestra que a CeramicSpeed ofereceu a jornalistas, técnicos e profissionais da área na sede da Pedal Power em São Paulo. Como já testei produtos da marca e já tive a curiosidade de ler sobre eles, a palestra foi muito produtiva.

Onde e quanto os rolamentos influenciam na performance?

Em termos de sensação, as rodas e o movimento central são os pontos que mais se destacam na percepção de melhora. Por utilizar um movimento central com rolamentos em cerâmica desde 2017 para mim a diferença é bem factível, mas se você subir em uma bicicleta sem o upgrade e outra com o upgrade, você perceberá a diferença em uma volta no quarteirão, pois a pedalada fica mais leve. Assim podemos colocar em ordem o ganho de performance com equipamentos CeramicSpeed:

  1. Rolamento de rodas
  2. Movimento Central
  3. Corrente
  4. Cage com polias superdimensionadas (Oversize Pulley)
  5. Rolamento de suspensão (MTB) e caixa de direção (ganho em manutenção).

 

A somatória desses ganhos chega no máximo na marca de 16%, a tabela acima indica a economia de tempo ao final de uma pedalada. Repare que o efeito é maior quando o ciclista pedala mais devagar, ou seja, mais tempo pedalando, menor tempo com a mesma performance ou um ponto ainda mais importante na estratégia:

Chegar mais inteiro em um trecho específico da prova.

Seja para um ciclista escalador ou para um triatleta que faz um IronMan, conseguir economizar esforço é importante. Assim o atleta pode ter a mesma performance digamos em 100km planos e “salvar” energia para um trecho mais duro ou uma disputa em sprint ou no caso do triatleta, ter uma performance melhor na maratona.

E para o ciclista amador? Funciona? Essa é uma pergunta que muitos fazem, claro o investimento não é baixo e muitas vezes existem outras prioridades para o ciclista que vem antes desse investimento como nutrição, treinamento, melhores pneus, rodas e até um quadro aerodinâmico. Para o amador “peba” como eu, o que muda em especial é que nas pedaladas mais longas eu acabo sentindo menos cansaço para acompanhar o grupo.

Economia em manutenção

Em provas como ultramaratonas por etapas ou provas como o Tour de France, o tempo entre cada etapa é fundamental e exige dos mecânicos um esforço em deixar o equipamento pronto para o dia seguinte. Os rolamentos híbridos de cerâmica acabam exigindo um menor trabalho de manutenção. O rolamento de caixa de direção por exemplo, utiliza lubrificante sólido e não exige nenhuma manutenção.

Rolamentos CeramicSpeed | Foto Pelote Ciclismo
Rolamentos CeramicSpeed | Foto Pelote Ciclismo

Muitas vezes vemos em anúncios outros produtos de fabricantes da China com preço muito, mas muito menor. A questão que o fabricante (e concordo com isso) coloca é a durabilidade. Um rolamento CeramicSpeed tem garantia de no mínimo 4 anos e se for com tratamento “coated” tem garantia para vida toda.

Conteúdo exclusivo Pelote Ciclismo

Aqui encerro o trecho autoral, exclusivo do Pelote Ciclismo, na sequência temos o material elaborado pela CeramicSpeed que conta a história da empresa. As impressões colocadas no texto são de experiência pessoal, do uso do produto comprado por mim em lojista nacional.

Em função da BlackFriday a CeramicSpeed está com ótimas promoções em seu site, embora eu recomendo você olhar também as grandes lojas de bicicleta.

COMO ECONOMIZAR WATTS COM CERAMICSPEED

Existe uma força oculta no ciclismo que afeta sua velocidade e a eficiência na bicicleta – o atrito. Na busca pelo alto rendimento, vale a pena ficar ligado em cada detalhe da bike, especialmente tudo que se movimenta, como rodas, cubos, pneus, Pedivela, movimento central e até mesmo as peças pequenas e quase invisíveis, como os rolamentos das peças, pois tudo é afetado pelo atrito.

Atualmente, isso não é nenhuma novidade no ciclismo. Muitas pesquisas comprovam, por exemplo, as vantagens do uso de rolamentos de cerâmica na redução do atrito e na produção de rolamentos com uma vida útil incomparável, o que significa que você roda mais rápido e economiza energia. Mas nem sempre foi assim.

A história começou em 1998 com o dinamarquês Jacob Csizmadia, que seis anos mais tarde viria a fundar a CeramicSpeed. Na época, Jacob quebrou o recorde mundial de patinação no gelo de 24 horas – usando patins equipados com rolamentos de esferas de cerâmica. Dois anos depois, ele introduziu os rolamentos de cerâmica no ciclismo profissional e uma mentalidade vencedora impulsionada por um instinto de inovação que continua até hoje.

Em 2001, Jacob fez a temporada de ciclismo com a Equipe CSC, onde rolamentos de cerâmica foram usados ​​no Tour de France pela primeira vez. Nesta época, o patinador e ciclista também trabalhava na SKF, empresa sueca especializada em rolamentos. Após esse sucesso, a CeramicSpeed ​​foi fundada em 2004 e passa a produzir rolamentos híbridos em Holstebro, Dinamarca, para aplicações esportivas – ciclismo e esportes a motor – e fins industriais, áreas de atuação que a CeramicSpeed está presente até hoje em mais de 50 países.

 

 

 

A revolução silenciosa no ciclismo

A principal característica ao pedalar uma bike com rolamentos de cerâmica pela primeira vez é o silêncio. A sensação é que a bike roda mais macia e livre. Além disso, de acordo com a CeramicSpeed, se você usar rolamentos da marca ​​em seus componentes, como cubos das rodas, polias do câmbio e movimento central, os testes mostram que você economiza entre 6 a 9 watts, em comparação com o uso de rolamentos padrão. Essa economia aumenta ainda mais com o uso de uma corrente CeramicSpeed ​​UFO Racing. Isso economiza entre 2–5 watts, levando sua vantagem competitiva de até 14 watts

Atualizar seu câmbio traseiro para o sistema de polia superdimensionada (oversized) CeramicSpeed ​​completa a equação de otimização. Graças ao design e componentes exclusivos, as polias superdimensionadas reduzem o atrito no câmbio em 40-60% em comparação com as polias de última geração geralmente usadas na indústria de ciclismo. Ao reduzir o atrito em todas as oportunidades, a tecnologia CeramicSpeed ​​pode arredondar a economia de watt entre 10 e 16 watts. Não estamos falando sobre a economia de alguns segundos, mas sim de minutos em testes que ocorrem de 40km.

Na prática, as tecnologias CeramicSpeed ​​ajudam você a andar mais rápido usando menos energia. Essa pode ser a diferença entre ganhar e perder. Se você pedala por prazer ou se você é um atleta profissional lutando contra o tempo, você sempre se beneficiará ao usar rolamentos, corrente e até o lubrificante da CeramicSpeed.

As tecnologias

Usando a tecnologia desenvolvida como parte do programa espacial da NASA na década de 1990, os rolamentos híbridos da CeramicSpeed são feitos com esferas de cerâmica de nitreto de silício de alto grau, tornando-os 58% mais leves e 30-50% mais rápidos do que os rolamentos de aço tradicionais. A produção de cada esfera (bola dentro do rolamento) leva de 50 a 70 dias!

A evolução da CeramicSpeed é marcada por dois momentos importantes. Em 2014, a CeramicSpeed ​​recebeu a certificação do FDA, produzindo os únicos rolamentos do mundo com aprovação para contato direto com produtos alimentícios, em que o conhecimento adquirido na indústria do ciclismo foi aplicado em outras áreas. O segundo marco é a aquisição do laboratório de testes baseado no Colorado, Friction Facts, em 2016 reforçando a capacidade da empresa de fornecer eficiência, qualidade e resultados inovadores na indústria de ciclismo. Atualmente, a CeramicSpeed tem parceria e participa ativamente do desenvolvimento das bicicletas da marcas: Specialized, Factor Bikes, Lightweight, Black Inc e Cervélo.

Construído à mão

O segredo do sucesso dos produtos CeramicSpeed é o conhecimento, experiência, construção manual e a incansável rotina no laboratório de testes. Todas as peças usadas nos rolamentos CeramicSpeed ​​e produtos são cuidadosamente selecionadas de fornecedores da mais alta qualidade. Isso nos permite criar produtos de desempenho máximo, que atendem às demandas de atletas competitivos, ciclistas entusiastas e fabricantes da indústria.

O que mais chama atenção é o cuidado com as esferas usadas nos rolamentos CeramicSpeed. Elas ​​são de altíssima qualidade e têm uma superfície super lisa, em comparação com as esferas de aço e outras esferas de cerâmica usadas para bicicletas. Isso dá aos rolamentos CeramicSpeed ​​extrema resistência ao impacto, longevidade incomparável e atrito muito baixo. Adicionado a isso, tem a graxa CeramicSpeed ​​de baixa viscosidade otimizada e sem selos de fricção para manter a água e a sujeira longe das esferas.

Cada rolamento é construído à mão na Dinamarca sob condições de sala limpa de fluxo laminar, com inspeção de cada rolamento manualmente, por quatro vezes, durante o processo de construção para garantir que todas as peças combinem perfeitamente. Todos os componentes são verificados na chegada à CeramicSpeed, onde são aprovados por meio de uma série de verificações, que são específicas para o componente. Entre outros controles, o tamanho das esferas de cerâmica é verificado com a precisão de um milésimo de milímetro.

Rolamentos que duram muito…

Quando a CeramicSpeed ​​entrou na indústria de bicicletas em 2004, muito pouco se sabia sobre a longevidade dos rolamentos de cerâmica. O consenso era que seu principal benefício era a redução do atrito. No entanto, verifica-se que a vida útil dos rolamentos de cerâmica de alta qualidade é uma de suas características mais significativas.

Testes em estrada e em laboratório comprovam que os rolamentos CeramicSpeed ​​duram de três a cinco vezes mais do que outros rolamentos cerâmicos do mercado. Isso se deve à escolha das matérias-primas e à precisão dos nossos rolamentos.

Uma atualização de rolamento CeramicSpeed ​​pode durar até 10 vezes mais do que rolamentos de aço padrão. Com o mesmo nível de manutenção de um rolamento padrão, você frequentemente descobrirá que os rolamentos CeramicSpeed ​​alcançam uma longevidade de até mais de 5 vezes em comparação com o que você experimentaria com um rolamento padrão. Para assegurar a qualidade máxima, a CeramicSpeed realiza o tradicional teste da ‘marreta’, veja como funciona:

Nos bastidores da CeramicSpeed ​​com Nicolas Coosemans da equipe Deceuninck Quick-Step

As parcerias com equipes profissionais de ciclismo é o que impulsionam a busca pela eficiência máxima do sistema de transmissão da CeramicSpped. No ano passado, o mecânico da vitoriosa equipe belga Deceuninck Quick-Step Nicolas Coosemans visitou as instalações de produção em Holstebro, Dinamarca. Ele fez um tour pelos bastidores da imprensa, processos de teste e produção de alguns produtos principais. 

As demandas do pelotão profissional são tão variadas quanto exigentes. Das estradas de paralelepípedos do norte da Europa às suaves escaladas alpinas, a capacidade de deslizar por essas superfícies variadas começa com o trabalho meticuloso de construir rolamentos no laboratório.

Nicholas foi ver a construção dos rolamentos. Um processo feito à mão, de construção meticulosa que requer precisão, paciência e mãos firmes. Da montagem à limpeza e garantindo o espaço livre ideal, é uma tarefa que leva tempo para ser dominada…

Sobre a CeramicSpeed

Nós, ciclistas, muitas vezes pensamos que os ganhos de desempenho começam e terminam com longas milhas pesadas em bicicletas de ponta, mas na CeramicSpeed, pensamos diferente. Compreendemos como pequenas perdas na eficiência do sistema de transmissão podem aumentar gradualmente e diminuir os ganhos de desempenho conquistados com muita dificuldade. CeramicSpeed ​​é mais do que apenas rolamentos. Somos uma empresa fundada na inovação e no desejo incansável de mudar o mundo do ciclismo competitivo. Crescemos rapidamente ao longo dos anos, distribuindo para mais de 50 países, com uma equipe cada vez maior de indivíduos exclusivos em escritórios na Europa, Ásia e América. A empresa foi fundada em 2004 por Jacob Csizmadia, com sede Holstebro, Dinamarca.

A Proparts é a representante da CeramicSpeed no Brasil.

https://www.ceramicspeed.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Quero ganhar o Tour de Flandres, a Paris-Roubaix e o Mundial, e quero usar amarelo no Tour!

Quero ganhar o Tour de Flandres, a Paris-Roubaix e o Mundial, e quero usar amarelo no Tour. Com esses objetivos “pequenos”, Ben Wiggins se apresenta no Kuip durante os Seis dias de Ghent mostrando que não herdou do pai Bradley apenas o gosto pelo ciclismo. Três gerações de Wiggins nos […]

Receba as novidades em seu e-mail