Jasper Philipsen vence a primeira da carreira após Caleb Ewan ser relegado por cabeçada no Tour Down Under

Luiz Papillon

Caleb Ewan venceu a etapa 5 do Tour Down Under após trocar cabeçadas com o belga Jasper Philipsen. Philipsen de 20 anos chegou em segundo com Sagan em terceiro. Mas logo após os fiscais relegaram Ewan para o final do grupo que chegou devido a cabeçada acintosa que desferiu em Philipsen. Assim o belga de 20 anos da UAE herdou a vitória, Peter Sagan ficou com o segundo lugar e Danny Van Poppel o terceiro lugar. Na classificação geral o drama ficou pela queda de Paddy Bevin da CCC, o neozelandês foi envolvido em uma queda a 8km do final. O pelote gentilmente reduziu ritmo mas o momento da aceleraçào estava muito próximo e Bevin teve de terminar a escalada do pelote sozinho. E deu certo! Paddy Bevin conseguiu com o sacrifício de seus companheiros chegar no grupo líder. A pena para isso foi Jakub Mareczko desistir do sprint e levar de roda seu líder para o final da etapa. Bevin seguiu logo após a chegada direto para ambulância.

Tour Down Under Etapa 5

O que era para ser uma etapa monótona foi intensa e com algumas disputas interessantes. Primeiro Mitchelton e CCC controlaram o pelote para disputa dos sprints em função da pequena vantagem separando os favoritos. A meta de montanha logo no início motivou o primeiro trio de fuga:

  • Adyden Toovey e Jason Lea  – UniSA
  • Clement Chevrier – Ag2r

Jason Lea com a camisa de rei da montanha faturou os pontos e logo em seguida esperaram o pelote. A luta seria então pelas metas de sprint. Na primeira meta Daryl Impey venceu com Paddy Bevin em segundo enquanto na segunda meta o resultado se inverteu com o neozelandês na frente. Mathieu Ladagnous da Groupama e Toovey novamente foi para a fuga e novamente foram neutralizados desta vez com 35km para o final. Veio então um momento interessante, o vento cruzado favoreceu um ataque sincronizado da Jumbo Visma e da Sky para tentarem quebrar o pelote provocando uma verdadeira loucura para as equipes tentarem manter-se no grupo. Após muito esforço da CCC e Mitchelton o pelote reagrupou e ultrapassou a área de vento cruzado.

Então veio o momento triste da etapa, é da prova mas um acidente bobo levou Paddy Bevin líder da prova para o chão, o pelote até reduziu o ritmo gentilmente mas estavam nos 7km finais e quando entraram nos 5km o pelote precisava acelerar. Assim Patrick Bevin teve que lutar sozinho para retomar a rabeira do pelote. Enquanto isso na ponta a equipe Bora comendava a ponta e esticou a ponta para entrarem no quilômetro final. Peter Sagan estava na roda de Viviani e Ewan atrás de Sagan ao lado de Jasper Philipsen, ambos escolheram ir pelo mesmo espaço e bateram cabeça e o australiano foi melhor. Ewan venceu fazendo o jump perfeito. Porém os fiscais entenderam que Caleb Ewan fez um movimento ilegal contra Peter Sagan e o desclassificaram da etapa.

Classificação -Tour Down Under Etapa 5

* Caleb Ewan foi relegado para a posição 83.

Classificação Geral -Tour Down Under Etapa 5

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Richie Porte vence etapa e Impey é campeão do Tour Down Under

Pela sexta vez consecutiva o tasmaniano Richie Porte venceu a etapa de Willunga Hill no Tour Down Under! Não teve pra ninguém, a Sky armou uma pegadinha com Elissonde e Poels mas Porte era o mais forte escalador da prova e passou por cima dos demais. A Mitchelton correndo por […]

leia também

Receba as novidades em seu e-mail