Tour de France: Pogacar vence pela quinta vez e é o virtual campeão de 2024

Luiz Papillon
0 0
Read Time:4 Minute, 0 Second

Tadej Pogacar venceu pela quinta vez no Tour de France 2024 e é o virtual campeão, basta amanhã no contrarrelógio individual não perder mais de 5min para Jonas Vingegaard. Com a chegada de hoje, também estão praticamente definidos os demais vencedores do Tour de France com Biniam Girmay por pontos, Richard Carapaz na montanha e Remco Evenepoel entre os jovens até 25 anos.

Tadej Pogacar vence no Tour de France 2024

Tour de France 2024 – Etapa 20 – Nice – Col de la Couillole

A penúltima etapa do Tour de France 2024 começou na cidade de Nice, capital dos Alpes Marítimos da conhecida Riviera Francesa, estância litorânea da elite europeia. Não era segredo que fora uma situação muito eventual como queda ou abandono forçado (como Michael Rasmussen em 2008), o Tour de France tinha seus campeões praticamente definidos. Tadej Pogacar liderando com mais de cinco minutos sobre Jonas Vingegaard, Biniam Girmay com 33 pontos de vantagem sobre Jasper Philipsen, Remco Evenepoel com mais de dez minutos sobre Carlos Rodriguez entre os jovens. A única camisa ainda com margem era a de montanha, com Richard Carapaz levando 24 pontos de vantagem sobre Pogacar e 35 em disputa. Outra expectativa era o prêmio de combatividade, com Jonas Abrahamsen e Richard Carapaz disputando o prêmio de mais combativo, embora se o prêmio fosse dado a Tadej Pogacar, não seria nem um pouco injusto.

Largada da etapa 20 do Tour de France | Foto PhotoNews / ASO

Os ciclistas largaram sob um calor intenso e uma Nice completamente parada com a população nas ruas aplaudindo os 137 ciclistas que chegaram a Nice. A etapa em si com apenas 133km era uma promessa de oportunidade para ataques, ainda mais que o “patrão” do Tour 2024, Tadej Pogacar comentou após a chegada de ontem, que hoje era o dia da fuga.  No trajeto 4532m de subida acumulada divididos em quatro subidas:

  • Col de Braus – 10,2km a 6.3%
  • Col de Turini – 20,8km a 5.7%
  • Col de la Colmiane – 7.5km a 6.9%
  • Col de la Couillole – 15.8km a 7.3%

Na subida do Col de Braus, Enric Mas (Movistar) atacou, levou os pontos de montanha e foi seguido por Bruno Armirail (Decathlon) e Wilco Kelderman (Visma), o pelote seguia a 25s, na sequência os ciclistas desceram para o vale e então logo começaram a subida do Turini. Muitos ciclistas moram na região de Mônaco e treinam constantemente nessa região, um deles Tadej Pogacar. No Turini foi a vez de Carapaz somar mais 10 pontos e praticamente sacramentar sua vitória na camisa de montanha do Tour de France 2024. Na Col de la Colmiane o grupo líder tinha dez ciclistas:

  • Wilco Kelderman  (Visma)
  • Jan Tratnik (Visma)
  • Marc Soler (UAE)
  • Jasper Stuyven (Lidl-Trek)
  • Bruno Armirail (Decathlon)
  • Kevin Geniets (Groupama)
  • Richard Carapaz (EF)
  • Romain Bardet (DSM)
  • Enric Mas (Movistar)
  • Tobias Johannessen (Uno-X)

Girmay vence a camisa verde do Tor de France, Carapaz é o rei da montanha de 2024

O pelote seguia a quase quatro minutos atrás, no caminho o último sprint em subida e sem Jasper Philipsen, o eritreu Biniam Girmay assegurou o título por pontos. Girmay é o primeiro africano a vencer a camisa verde, até hoje vencida por europeus exceto pelos australianosMichael Matthews (1x), Robbie McEwen (3x), Baden Cooke (1x) e pelo uzbeque Djamolidine Abdoujaparov (3x).

No topo da Col de la Colmiane, Richard Carapaz assegurou a vitória na classificação por pontos, tornando-se o quinto sul-americano a vencer a camisa de bolinhas do Tour de France. Dai em diante a disputa seria pela vitória na etapa, enquanto na ponta Carapaz trocava ataques com Enric Mas, no grupo de favoritos a Soudal Quick Step acelerou para lançar um ataque de Remco Evenepoel. O belga tentou a 7km do final e o grupo de favoritos foi sendo demolido, a 4.7km Remco tentou novamente mas com um ataque curto, veio o ataque de Jonas Vingegaard. O bicampeão do Tour começou a subir acelerando sendo comboiado por Pogacar. Essa aceleração foi suficiente para ultrapassar os remanescentes da fuga e ficar a 30s dos líderes Carapaz e Enric Mas.

A menos de 1000m do final, Carapaz começou a “chicletar” e sobrou, a disputa pela etapa seria entre Tadej Pogacar e Jonas Vingegaard. Iria Pogacar vencer pela quinta vez neste Tour de France? Pogacar foi para a frente, olhou para Jonas e lançou um potente ataque que fez Jonas Vingegaard balançar a cabeça como se dissesse: – Ai não dá pra mim! E Tadej Pogacar venceu pela quinta vez no tour de France 2024, com Jonas Vingegaard em segundo e Richard Carapaz em terceiro.

 

 

Classificação do Tour de France 2024 após a Etapa 20

Results powered by FirstCycling.com

About Post Author

Luiz Papillon

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Next Post

Tadej Pogacar canibaliza mais uma e vence o Tour de France 2024

Em mais uma performance alienígena, Tadej Pogacar venceu a última etapa do Tour de France, batendo Jonas Vingegaard e Remco Evenepoel repetindo o no pódio da etapa, o pódio do 111º Tour de France. Tour de France 2024 – Etapa 21 – Mônaco a Nice – 33.7km O Tour de […]

leia também