Ciclovia na Rodovia dos Bandeirantes!

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A concessionária CCR AutoBan e o governo do estado de São Paulo anunciaram o projeto de uma ciclovia interligando a cidade de São Paulo a Itupeva com 57km de extensão. Considerando que essa ideia saia do papel, será que ela funcionará?

Ciclovia Rodovia dos Bandeirantes | Arte Pelote Ciclismo
Ciclovia Rodovia dos Bandeirantes | Artesp

 

No informativo enviado pela assessoria de imprensa do governo estadual, são informados os custos da obra ao redor de R$219 milhões de reais e que sua execução e implantação ficará a cargo da CCR AutoBan. O projeto foi desenvolvido pela agência estatal de estradas a ARTESP. O anúncio ocorre as vésperas da saída do governador do cargo para concorrer as eleições presidenciais.

Um paraíso para o ciclista de estrada

Obviamente toda e qualquer estrutura cicloviária é extremamente bem vinda para o ciclista paulista. A adoção de ciclovias segregadas colabora muito para a segurança do ciclista. O trajeto entre São Paulo e Itupeva é muito utilizado por ciclistas de estrada para treinamento e provavelmente será uma opção para treinos. Nos últimos anos o ciclista de estrada vem sendo hostilizado do convívio urbano, como a exclusão da Universidade de São Paulo (USP) que limitou a horários muito restritos o uso esportivo do Campus.

Pelote na Rodovia dos Bandeirantes | Foto Gustavo Figueiredo / Arquivo Pessoal
Pelote na Rodovia dos Bandeirantes | Foto Gustavo Figueiredo / Arquivo Pessoal

O cicloturista também ganha com a ciclovia na estrada. Permitindo um deslocamento mais seguro e como o projeto prevê pontos de apoio e sinalização. Contudo pela maquete eletrônica a ciclovia tem uma largura que não deve comportar um pelotão de ciclistas como costumam passar várias vezes nos finais de semana e até em dias úteis.

No comunicado ainda vemos que há previsão de ocupação de trechos laterais na rodovia, o que pode facilitar o acesso de ciclistas. Nossa avaliação é claro positiva do anúncio, afinal um governante utilizar uma obra de mobilidade como um dos últimos atos a frente do governo do estado mais poderoso da nação é louvável.

Sem previsão de entrega das obras, fica impossível cobrança pela sociedade

Se por um lado o projeto possui pontos fortes, algumas criticas são inerentes. O fato da ciclovia ser instalada no canteiro central acaba por dificultar o acesso, o que invariavelmente vai manter muitos ciclistas nos acostamentos da rodovia. Ao todo foram previstas seis passarelas, isso resulta em um acesso a cada 9,5km de ciclovia.

“Governar é fazer acreditar” Nicolau Maquiavel

Não foi divulgado um cronograma nem previsão de entrega da ciclovia, o que impede a cobrança por parte dos cicloativistas e imprensa especializada. Em São Paulo, os ciclistas aguardam desde 2012 a conclusão das obras do monotrilho na Marginal Pinheiros para ter a ciclovia em sua total extensão. A promessa era de uma interrupção de 18 meses e a obra já dura dez anos.

A cidade de São Paulo anunciou em 2018 um plano ambicioso que não se realizou. Claro que isso nos faz ficar com o pé atrás, mas é de ressaltar que a CCR vem fazendo um trabalho bom na assistência ao ciclista, com a inauguração de 100km de ciclorrotas.

 

Redução da velocidade máxima na aproximação de centros urbanos

Existem pontos que não foram abordados, como a necessária redução da velocidade máxima dos automóveis. A rodovia dos Bandeirantes tem na aproximação da cidade de São Paulo a grande concentração dos acidentes e atropelamentos. Ter veículos em alta velocidade a poucos metros do seu corpo não é a mais prazerosa das situações. E justamente essa sensação de insegurança acaba por afastar novos usuários da bicicleta de estrada e mesmo de uma possível estrutura.

É de fundamental importância que no trecho a velocidade máxima dos veículos seja reduzida além de controlada com maior eficiência. Para isso o Denatran ainda aguarda resolução do Contran para eliminar o efeito lombada de radares fixos, onde o motorista excede a velocidade entre medidores e freia apenas no ponto de aferição.

Confira abaixo o informativo do Governo do Estado de São Paulo na íntegra:

O Governador João Doria lançou nesta quinta-feira (10) o projeto da primeira ciclovia de longa distância em rodovia no Brasil, a Ciclovia dos Bandeirantes, na Rodovia dos Bandeirantes. Localizada entre São Paulo e Itupeva, a nova ciclovia ligará a capital paulista ao recém-lançado Distrito Turístico Serra Azul, em Itupeva, com aproximadamente 57 quilômetros de extensão. Na ocasião, Doria também autorizou a destinação de R$ 4,2 milhões para obras de pavimentação asfáltica da Rodovia Waldomiro Bertassi e de melhorias na infraestrutura urbana de Itupeva.

“São Paulo vai ganhar a maior e mais completa ciclovia do Brasil, com a geração de mil empregos diretos durante a sua implantação. Uma grande opção para o esporte, para o lazer e para a mobilidade”, afirmou o Governador.

A execução das obras da nova ciclovia ficará a cargo da concessionária CCR AutoBan, integrante do Programa de Concessões Rodoviárias, sob regulação da ARTESP – Agência de Transporte do Estado de São Paulo. O objetivo da iniciativa é melhorar a mobilidade entre a Região Metropolitana de São Paulo, Região Metropolitana de Jundiaí e demais municípios às margens das rodovias Bandeirantes e Anhanguera, permitindo a utilização – com melhores condições de segurança – da bicicleta em deslocamentos de trabalho, esporte, lazer e turismo.

Neste trecho da SP-348, o projeto funcional prevê a construção de uma ciclovia totalmente segregada da rodovia – entre os quilômetros 13+800 e 71 da Rodovia dos Bandeirantes (Shopping SerrAzul), em trechos do canteiro central e do gramado lateral. As intervenções incluem novos elementos de segurança, acesso controlado de entrada e saída, pontos de apoio, barreiras rígidas e novas sinalizações, horizontal e vertical. O valor estimado apresentado pelo projeto funcional chega a R$ 219 milhões.

O projeto prevê ainda a instalação de seis passarelas para transposição na rodovia – que permitirão que o ciclista possa acessar a ciclovia sem a necessidade de atravessar a rodovia. Também serão viabilizados sete pontos de apoio, com acesso aos postos de serviços, e a nova sinalização de alerta aos usuários.

Novos Caminhos

Em parceria com o Grupo CCR, o Estado de São Paulo está desenvolvendo o projeto Ciclo Rotas SP CCR, que consiste na identificação e realização de investimentos em rotas alternativas em vias de baixo movimento, volume de tráfego e menor velocidade permitida, visando oferecer opções mais seguras para a prática de ciclismo, com implantação de sinalização específica, melhorias no pavimento, conservação do entorno, entre outras medidas.

O objetivo é oferecer melhores e mais seguras condições para pedalar, em comparação às rodovias com grande volume de tráfego e maior velocidade. Cerca de 100 quilômetros de Ciclorrotas já foram entregues nas regiões de Holambra, Jundiaí, Louveira, Vinhedo e Itatiba. Até o final do primeiro semestre, serão 300 quilômetros de vias para ciclismo no Estado de São Paulo.

Ciclovias na malha concedida

Com base nas orientações do Ciclo Comitê Paulista, a ARTESP está prevendo a inclusão de obras de infraestrutura viária para construção, conservação e implantação de ciclovias nos novos contratos de concessão de rodovias, como o que ocorreu na concessão do lote PiPa, de rodovias de Piracicaba a Panorama, assinado em maio de 2021, onde estão contemplados cerca de 97 quilômetros de ciclovias, distribuídos nas rodovias SP-284, SP-294, SP-304, SP-308 e SPA 605/294.

Outras intervenções fundamentais para ampliar a segurança dos ciclistas são as obras do trevo Alemoa, na rodovia Anchieta (SP 150), com a instalação de ciclovia entre os kms 60 e 65, ligando o Jardim Casqueiro, em Cubatão, à malha cicloviária de Santos.

O Ciclo Comitê Paulista tem o objetivo de subsidiar tecnicamente e definir ações estaduais relacionadas à implementação de procedimentos e estruturas para veículos não motorizados (transporte ativo).

Infraestrutura Urbana

Durante a agenda em Itupeva, o Governador João Doria autorizou, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), a celebração de dois convênios com a prefeitura de Itupeva. A cidade será contemplada com R$ 4 milhões para obras de pavimentação asfáltica da “Via Waldomiro Bertassi”.

Pelo Programa Cidade Acessível, serão destinados R$ 250 mil para a construção de calçada acessível. A iniciativa, gerida pela SDR em parceria com a Secretaria de Direitos da Pessoa com Deficiência, prevê investimentos nas áreas de esportes, lazer, infraestrutura, educação e acessibilidade, de forma que os municípios paulistas se tornem mais inclusivos.

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Luiz Papillon

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One thought on “Ciclovia na Rodovia dos Bandeirantes!

  1. Ainda não vi os detalhes do projeto. Espero que estejam previstos vários pontos de acesso. A falta de acessos é uma falha importante da Ciclovia da Marginal Pinheiros. Deveria haver pelo menos um acesso em cada ponte e também em algumas estações da linha 9, esmeralda.

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