Remco é campeão olímpico em Paris! O belga que foi pódio no Tour de France e atual campeão mundial de contrarrelógio individual voou baixo no circuito em Paris. O italiano Filippo Ganna foi o segundo e Wout van Aert completou o pódio olímpico.
Paris 2024: Contrarrelógio Masculino
A disputa do contrarrelógio individual abriu as provas olímpicas de ciclismo nos Jogos de Paris 2024. A programação completa do ciclismo você encontra aqui. O contrarrelógio ou popularmente chamado “crono”, é uma prova que consiste em medir o esforço individual do ciclista sem agentes externos, assim cada ciclista larga sozinho e não pode se aproveitar do vácuo do ciclista a frente. Por isso as bicicletas e equipamentos da disputa são específicos, sempre buscando o máximo de aerodinâmica. Cada “watt” salvo pela aerodinâmica é convertido em velocidade pelo ciclista. Por isso desde o pneu, roda, freios, guidão e até as garrafas de líquido, são especiais.
O time brasileiro não classificou ciclistas para a disputa de contrarrelógio individual nem no masculino, nem no feminino. A modalidade está presente nos Jogos desde 1996, tendo o russo Viatcheslav Ekimov como maior vencedor com dois ouros olímpicos (o segundo herdando a medalha de Tyler Hamilton, de doping confesso). O campeão olímpico de 2021, Primoz Roglic não disputou a prova, Roglic ainda se recupera de uma queda durante o Tour de France onde fraturou uma vértebra da coluna lombar. Os favoritos da disputa de hoje eram Remco Evenepoel, atual campeão mundial, Filippo Ganna, atual detentor do recorde da hora e Joshua Tarling, prodígio britânico que venceu quase todas disputas contrarrelógio que disputou.
Entre os favoritos os tempos ficaram próximos na primeira e segunda parcial. Wout van Aert largou mais cedo e ficou no “banco” (posição de honra para o primeiro colocado parcial0 assistindo os demais completarem. Remco Evenepoel passou mais rápido na primeira e na segunda parcial enquanto Ganna e Tarling vinham um pouco atrás, a diferença pequena no pódio. Ao final de sua tentativa, Joshua Tarling ficou atrás de Wout van Aert. No trecho final, Felippo Ganna ainda cometeu um deslize e perdeu tempo em uma saída de curva, mas se recuperou a ponto de terminar em segundo, conquistando a medalha de prata.
Remco Evenepoel tornou-se campeão olímpico de contrarrelógio individual com uma média de 53.7km/h, 15s a frente do italiano Filippo Ganna e 25s a frente de se compatriota Wout van Aert.
Classificação jogos olímpicos Paris 2024 – Contrarrelógio Masculino
Results powered by FirstCycling.com
Não vi nada na CazéTv nem na SporTv sobre as outras provas de ciclismo (CXO e estrada) será que vão transmitir? Fiquei chupando dedo achando que iriam deixar uma telinha pra poder assistir as provas de crono, fazer oque.
Não passaram nada, só na SporTV nos canais extras, exclusivos para assinantes globoplay (somente no streaming), mesmo caso do MTB Feminino hoje 28/07.
Muito bom