Ícone do site Pelote Ciclismo

Paris 2024: Remco Evenepoel é ouro no contrarrelógio!

Remco é campeão olímpico em Paris! O belga que foi pódio no Tour de France e atual campeão mundial de contrarrelógio individual voou baixo no circuito em Paris. O italiano Filippo Ganna foi o segundo e Wout van Aert completou o pódio olímpico.

Remco Evenepoel

Paris 2024: Contrarrelógio Masculino

A disputa do contrarrelógio individual abriu as provas olímpicas de ciclismo nos Jogos de Paris 2024. A programação completa do ciclismo você encontra aqui. O contrarrelógio ou popularmente chamado “crono”, é uma prova que consiste em medir o esforço individual do ciclista sem agentes externos, assim cada ciclista larga sozinho e não pode se aproveitar do vácuo do ciclista a frente. Por isso as bicicletas e equipamentos da disputa são específicos, sempre buscando o máximo de aerodinâmica. Cada “watt” salvo pela aerodinâmica é convertido em velocidade pelo ciclista. Por isso desde o pneu, roda, freios, guidão e até as garrafas de líquido, são especiais.

O time brasileiro não classificou ciclistas para a disputa de contrarrelógio individual nem no masculino, nem no feminino. A modalidade está presente nos Jogos desde 1996, tendo o russo Viatcheslav Ekimov como maior vencedor com dois ouros olímpicos (o segundo herdando a medalha de Tyler Hamilton, de doping confesso). O campeão olímpico de 2021, Primoz Roglic não disputou a prova, Roglic ainda se recupera de uma queda durante o Tour de France onde fraturou uma vértebra da coluna lombar. Os favoritos da disputa de hoje eram Remco Evenepoel, atual campeão mundial, Filippo Ganna, atual detentor do recorde da hora e Joshua Tarling, prodígio britânico que venceu quase todas disputas contrarrelógio que disputou.

Entre os favoritos os tempos ficaram próximos na primeira e segunda parcial. Wout van Aert largou mais cedo e ficou no “banco” (posição de honra para o primeiro colocado parcial0 assistindo os demais completarem. Remco Evenepoel passou mais rápido na primeira e na segunda parcial enquanto Ganna e Tarling vinham um pouco atrás, a diferença pequena no pódio. Ao final de sua tentativa, Joshua Tarling ficou atrás de Wout van Aert. No trecho final, Felippo Ganna ainda cometeu um deslize e perdeu tempo em uma saída de curva, mas se recuperou a ponto de terminar em segundo, conquistando a medalha de prata.

Remco Evenepoel tornou-se campeão olímpico de contrarrelógio individual com uma média de 53.7km/h, 15s  a frente do italiano Filippo Ganna e 25s a frente de se compatriota Wout van Aert.

 

Classificação jogos olímpicos Paris 2024 – Contrarrelógio Masculino

Results powered by FirstCycling.com

 

Sair da versão mobile