Paris 2024: Contrarrelógio Feminino – Grace Brown é ouro!

Luiz Papillon

O primeiro ouro do ciclismo nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 é da australiana Grace Brown que fez uma média acima de 49km/h no molhado circuito em Paris. A estadunidense a britânica Anna Henderson foi prata e Chloe Dygert completa o pódio olímpico.

Paris 2024: Contrarrelógio Feminino

A disputa do contrarrelógio individual abriu as provas olímpicas de ciclismo nos Jogos de Paris 2024. A programação completa do ciclismo você encontra aqui. O contrarrelógio ou popularmente chamado “crono”, é uma prova que consiste em medir o esforço individual do ciclista sem agentes externos, assim cada ciclista larga sozinho e não pode se aproveitar do vácuo do ciclista à frente. Por isso, as bicicletas e equipamentos da disputa são específicos, sempre buscando o máximo de aerodinâmica. Cada “watt” salvo pela aerodinâmica é convertido em velocidade pelo ciclista. Por isso, desde o pneu, roda, freios, guidão e até as garrafas de líquido, são especiais.

O time brasileiro não classificou ciclistas para a disputa de contrarrelógio individual, nem no masculino, nem no feminino. A modalidade está presente nos Jogos desde 1996, tendo a estadunidense Kirsten Armstrong (sem relações familiares com Lance Armstrong) como maior vencedora com três ouros olímpicos consecutivos.

Amanheceu chovendo em Paris, o que tornou o traçado de 32,4km muito mais perigoso para as ciclistas. Ao todo 35 ciclistas largaram, sendo a eslovena Urska Pintar a primeira a largar. Durante toda a prova, algumas quedas em destaque a estadunidense Taylor Knibb que caiu três vezes. O primeiro tempo “sério” foi da neozelandesa Kim Cadzow. Mas quem barbarizou foi a australiana Grace Brown, a ciclista que compete regularmente pela FDJ Suez tirou um minuto do melhor tempo na primeira parcial enquanto a estadunidense Chloe Dygert passou 5s atrás. Contudo na segunda parcial, Dygert caiu e a vantagem de Grace Brown aumentou.

Ao final, Grace Brown barbarizou com o tempo de 39min38.24s, única a romper a marca de 49km/h. A disputa pelo pódio olímpico ficou entre Chloe Dygert (EUA) e Anna Henderson (Reino Unido) com Henderson sendo mais rápida na última parcial e ficando com a prata. Henderson ainda brincou com Grace Brown no final ao dizer “Fui a primeira do resto”.

Classificação jogos olímpicos Paris 2024 – Contrarrelógio Feminino

Results powered by FirstCycling.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Paris 2024: Remco Evenepoel é ouro no contrarrelógio!

Remco é campeão olímpico em Paris! O belga que foi pódio no Tour de France e atual campeão mundial de contrarrelógio individual voou baixo no circuito em Paris. O italiano Filippo Ganna foi o segundo e Wout van Aert completou o pódio olímpico. Paris 2024: Contrarrelógio Masculino A disputa do […]

leia também

Receba as novidades em seu e-mail