Johan Wyseure vence na abertura da temporada da Superprestige em Ruddervoorde
Superprestige Ruddervoorde
O campeonato mais antigo de cyclo-cross é a Superprestige, uma série de 8 provas que começou em 1983 para os homens e 2015 para as mulheres. Ruddervoorde está no calendário desde 1994 e tem Sven Nys como maior vencedor (8 vitórias contra 4 de Van der Poel e 4 de Iserbyt). Na última semana o campeão belga Eli Iserbyt se envolveu em um acidente com o neerlandês Ryan Kamp e pisou no equipamento do adversário e ex-colega de equipe. Durante a UCI aplicou uma pena de multa e suspensão de três provas, afastando Iserbyt de Ardooie, Essen e Ruddervoorde.
Logo na largada uma queda grande tirou alguns ciclistas da prova, entre eles Ryan Kamp. Na ponta Niels Vandeputte puxava a fila com Joran Wyseure, Michael Vantohourenhout, Thibau Nys, Kevin Kuhn entre outros. Wyseure abriu a segunda volta na liderança com quatro segundos sobre Vanthourenhout. Toon Aerts que largou na quarta fila (devido ao baixo ranking, voltando de suspensão) precisou fazer uma corrida de recuperação, sendo muito aplaudido pelo público local.
Aos poucos o grupo líder foi reduzido e ficou com Gerben Kypers, Van der Haar e Vanthourenhout um pouco a frente de Wyseure, Vandebosch e Felipe Orts. Contudo a 3 voltas do final o espanhol Felipe Orts teve um problema mecânico o que o tirou da disputa pela ponta da prova. O clima começou a piorar com vento muito forte e garoa. Restando duas voltas para o final, Van der Haard cometeu um erro, caindo e precisando perseguir os demais, na ponta Joran Wyseure atacou e abriu alguns segundos de vantagem. Na batida do sino pela última volta o grupo líder tinha:
- Johan Wyseure – Crelan Corendon
- Michael Vanthourenhout – Pauwels Sauzen Bingoal
- Lars van der Haar – Baloise Trek Lions
- Gerben Kuypers – Crelan Corendon
- Niels Vandeputte – Alpecin Deceuninck
Joran Wyseure de 23 anos de idade abriu a última volta com 12s de vantagem sobre o campeão europeu Michael Vanthourenhout e lutou para confirmar sua primeira vitória na elite da Superprestige. Curiosamente Wyseure, em junho venceu em Ruddervoorde pela primeira vez na estrada. Ao final Wyseure conquistou sua primeira vitória com Niels Vandeputte em segundo e Vanthourenhout completando o pódio.
Classificação Superprestige Rudervoorde – Elite Masculina
Results powered by FirstCycling.com