Betinho e Funvic falam sobre suspensão por doping

Após a suspensão preventiva pela UCI do atual campeão de ciclismo de estrada Roberto Pinheiro o Betinho. A Confederação brasileira de ciclismo surpreendeu com a decisão de vetar os ciclistas da Funvic Brasil Procycling no Pan Americano de San Juan.

Em nota oficial a equipe foi dura contra a CBC, expôs todo histórico de controle antidopagem de seus ciclistas bem como o investimento nesse controle.

Pelo lado do ciclista, Roberto Pinheiro publicou em rede social uma declaração atribuindo à alteração no passaporte biológico em função de uma rabdomiólise.

A rabdomiólise é uma doença onde o músculo se “dissolve” liberando enormes quantidades de mioglobulina na corrente sanguínea. O excesso de mioglobulina leva a insuficiência renal. A origem da doença pode ser traumática (em função de uma lesão) ou química, dependente ou não de carga em função de atividade ou treinamento excessivo. Manifesta-se por mialgia, fraqueza muscular e é detectada por alteração nos valores do plasma sanguíneo. Essa alteração pode levar ao aumento superior a 20% nos níveis de hematócritos.

Betinho lembra que a suspensão é provisória e revela que ainda não decidiu como e se irá recorrer do resultado:

O que houve foi uma alteração no meu passaporte biológico apontado por um exame de 2015, mesmo período em que fiquei internado no Hospital Base da Aeronáutica, no Rio Grande do Norte, onde fui diagnosticado com uma doença chamada “rabdomiólise “. Creio que isso tudo pode ter influenciado nestas alterações. Todos os exames que fiz na minha carreira, até hoje, todos deram negativo, como vocês podem ver nas imagens.
É uma suspensão provisória, cabendo recurso. Estamos vendo o melhor caminho para seguir e aproveito para agradecer, neste momento, a todos os que sempre torceram por mim. Sigo de cabeça erguida. A vocês, meu muito obrigado.

O caso lembra o de Isabella Lacerda que foi suspensa por 4 anos em função de alteração no passa porte biológico, segundo a atleta em período que contraiu Dengue. Em situação semelhante Sergio Henao da equipe Sky foi considerado inocente. Cerca de um ano atrás veio a tona o caso envolvendo Alex Diniz e Otávio Bulgarelli. Posteriormente com abertura da amostra B o agora ex-ciclista, Bulgarelli foi inocentado pelo STJD.

One thought on “Betinho e Funvic falam sobre suspensão por doping

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Di Gregorio da Delko Marseille pego no Doping

O ciclista francês Rémy Di Gregorio da equipe Profissional Continental Delko Marseille foi pego no doping. Gregório pedalou muito na Paris-Nice deste ano e foi constatado em teste na 5ª etapa da mesma competição o uso de Darbepoetina, Darbopoetina é uma forma sintética da eritropoetina. Estimulando a eritropoiese para tratar […]

leia também

Receba as novidades em seu e-mail