Zwift, treinar jogando videogame!

O Zwift é um jogo que pode ser uma importante ferramenta de treinamento, pois além do treino nos circuitos disponíveis ele oferece a opção de treino estruturado com algumas opções interessantes. Mas antes de falar do jogo em si, vou começar com a justificativa, porque usar um jogo que simula uma pedalada virtual ao invés de ir para rua?


Nos dias atuais, tempo é artigo de luxo e raro, assim comprometer o mínimo de tempo com o treinamento pode ser a forma de ter algum treinamento. Enquanto para sair de casa e chegar ao local de treino, no meu caso a ciclovia do rio Pinheiros aqui em Sampa, levo 10min para me arrumar, mais 15min para chegar na ciclovia, 15min para voltar para casa e mais o tempo de treino, coisa de 50min, totalizando 90 minutos do dia, isso sem contar com possíveis furos ou condições climáticas, enquanto isso no jogo consigo me vestir parcialmente (só bretelle e sapatilha), faço um treino de 40min com 5min de aquecimento e 5min de desaquecimento e não preciso me preocupar com mais nada – especialmente não ser assaltado-  uma facilidade enorme.

Agora vamos ao jogo em si, ele é integrado com o Strava, assim seu treino é somado e publicado (se você quiser) no seu perfil, no entanto ele não é somado para os desafios MTS. E tem…segmentos! Você pode parametrizar seu desempenho com pessoas do mundo todo, basta colocar no seu perfil o peso e altura que o jogo faz o resto.

O que você precisa para jogar:

  1. Rolo de treino, pode ser um “dumb” ou um “smart”, alguns rolos já tema curva pré programada no jogo e atribuindo o rolo ao seu perfil, o jogo automaticamente calcula seu peso/potência, ou colhe os dados de sensores.
  2. Sensores Ant+ ou bluetooth, são suportados garmin, kinetic inride, whahoo e desde 20/11/2015 sensores bluetooth.
  3. Comunicação entre os sensores e seu pc/notebook/tablet, no meu caso uso um stick da Garmin, mas da para usar o seu celular caso o sensor seja bluetooth (alguns aparelhos android suportam Ant+ como o sony Z3)
  4.  Ele aceita protocolos de medidores de potência o que deixa o jogo muito mais realístico.

O jogo tem Trial de 50km e custa U$10,00/mês, para quem é usuário premium do Strava os primeiros 2 meses são gratuitos.

Visão típica do jogo:

Breve um texto sobre o modo de treinamento do Zwift, o “Workout”.

Um comentário sobre “Zwift, treinar jogando videogame!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *