Le Samyn 2024

Luiz Papillon

A semana de abertura das clássicas belgas continua com a Le Samyn 2024, prova clássica na Valônia região sul da Bélgica que tem Namur como capital e Liège como principal cidade. A Le Samyn recebe o nome em homenagem a José Samyn, vítima de uma tragédia.

Le Samyn

A Le Samyn é a clássica que abre a temporada na Valônia, uma das três regiões belgas junto com os Flandres e Bruxelas que é a capital. Inicialmente chamava-se GP Fayt-le-Franc e foi vencida pelo jovem francês chamado José Samyn. Samyn havia vencido uma etapa do Tour em 1968 além do Gp Denain e uma etapa da Paris-Nice. Em 1969 juntou-se a forte equipe Bic que tinha Jacques Anquetil e Johny Schleck (pai de Andy e Franck).

Samyn morreu aos 23 anos após um acidente em que bateu em um espectador em um acidente onde ficou três dias hospitalizado e não resistiu. A organização do GP Fayt-le-Franc resolveu homenagear o primeiro vencedor chamando a prova no ano seguinte de GP José Samyn e com o tempo tornou-se Le Samyn.

Voluntários que participam do GP Le Samyn e a direita Jose Samyn | Foto Arquivo Le Samyn
Voluntários que participam do GP Le Samyn e a direita Jose Samyn | Foto Arquivo Le Samyn

De nível 1.1 UCI Europe Tour, a Le Samyn tem como maior vencedor com três vitórias Johan Capiot, pai do ciclista Amaury Capiot que hoje compete pela Arkéa B&B. Com 202km a prova parte de Quaregnon na província de Hainaut na Bélgica. A prova “pega fogo” mesmo depois da metade da prova e conta com trechos abertos onde o vento cruzado pode ajudar a formar fugas. A chegada em Dour tem um leve aclive o que pode dificultar para alguns velocistas.

Perfil Le Samyn 2024

Em 2023 o vencedor foi Milan Mentene e em 2022, Matteo Trentin. Para este ano, destacamos entre os favoritos Arnaud De Lie (Lotto Dstny), Soren Waerenskjold (Uno-X) e porquê não Amaury Capiot que recentemente venceu uma etapa do Tour de Omã.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Tubeless Proibidos? Calma que a polêmica não chegou ai.

Calma que o google translator mandou errado por ai, aqui no pelote contamos o que levou ao boato. O belga Thomas De Gendt levou um chão feio em Abu Dhabi durante o UAE Tour 2024. Thomas condenou os pneus sem câmera (os TLR ou Tubeless Ready), seu amigo, ex-companheiro de […]

Receba as novidades em seu e-mail