Não demorou nada para precisar de um comunicado oficial da UCI sobre o uso do canote retrátil por Matej Mohoric ontem em sua vitória na Milão San Remo .
Felizmente não é para proibir e apenas para lembrar o uso aprovado bem como as regras envolvidas:
A Comissão de Equipamentos da UCI aprovou a utilização de canotes retráteis em competições de ciclismo de estrada em 2014. A sua utilização está sujeita à regra de recuo mínimo de 5 cm do artigo 1.3.013 do Regulamento UCI, ou seja, quando o canote telescópico é definido para o seu ponto mais alto ou mais baixo ajuste, o recuo do selim deve estar em total conformidade com o artigo 1.3.013.
Ou seja, caso o cilista venha a utilizar o canote retrátil em sua bicicleta de estrada, ela precisa passar no gabarito UCI tanto na altura mais alta como na posição mais baixa.
Vincenzo Nibali já utilizou o canote retrátil em 2014
Durante o Tour de France de 2014, o italiano Vincenzo Nibali chegou a testar o canote retrátil. O equipamento estava instalado em uma de suas bicicletas reservas, mas acabou não sendo utilizado em prova. O motivo era a dificuldade do ajusta à época. Era necessário girar a trava no próprio canote o que é muito difícil de fazer prestes a descer a 100km/h.
O canote retrátil foi uma das armas de Mohoric para vencer a Milão San Remo!