O belga Eli Iserbyt venceu o GP Sven Nys, uma prova intensa com muita disputa até a quarta volta, onde Iserbyt assumiu a liderança e abriu vantagem para vencer a frente de Pim Ronhaar e Emil Veristrynge.
![](https://www.pelote.com.br/wp-content/uploads/2025/01/imagem_2025-01-01_120013544.jpg)
GP Sven Nys – Troféu X2O
Disputado em Baal desde o ano 2000, o GP Sven Nys surgiu como uma prova criada por torcedores de Sven Nys e se mantém até hoje. Curiosamente a data foi escolhida pois marcava também o Tienbunder, prova que o ídolo Roland Liboton tinha em sua pista de treino. Desde 2001, o GP Sven Nys entrou para o Troféu da Gazeta de Antuérpia, que hoje é conhecido por X2O Badkamers Trofee (X2O é uma marca especializada em banheiros). Atualmente a prova é oranizada pela Golazo e nesses 25 anos de disputa, Sven Nys é o maior vencedor da prova criada para ele com 12 vitórias. Wout van Aert foi o único que conseguiu vencer duas vezes Sven Nys em seu território (2015 e 2016), além dele Mario De Clercq (2002) e Lars Boom (2006) venceram a prova enquanto Sven competia. Agora o disco vira com seu filho Thibau Nys sendo um dos favoritos na elite masculina. Já na prova feminina, Fem van Empel buscava o terceiro título.
GP Sven Nys – Elite Masculina
Mathieu van der Poel tinha o GP SvenNys em seu calendário, mas com dor nas costas desde a queda em Loenhout e seguindo recomendação médica, não correu. Michael Vanthourenhout (gripe) e Lars van der haar (dores no joelho) também pularam a prova. Na largada Thibau Nys teve dificuldades e logo caiu precisando fazer uma prova de recuperaçào. Ainda na primeira volta, Emiel Verstrynge (Crelan-Corendon) assumiu a liderança com Pim Ronhaar (Baloise-Glowi Lions) atrás. A dupla seguiu liderando com vantagem de cerca de 10s sobre o grupo que tinha Eli Iserbyt, Toon Aerts e Thibau Nys.
Iserbyt pouco a pouco descolou do grupo perseguidor e conseguiu conectar aos dois líderes. Atrás Toon Aerts e Thibau Nys vinham a 13s no início da 5a volta. Iserbyt assumiu a ponta enquanto Veristrynge chicletava. Atrás Nys sobrava de Toon Aerts. Em um trecho onde alcançaram retardatário, Iserbyt se aproveitou e abriu boa vantagem. Iserbyt seguiu forçando e abriu a última volta com 9s sobre Pim Ronhaar e 16s sobre Emil Veristrynge. Dai em diante Iserbyt controlou a vantagem e venceu pela segunda vez o GP Sven Nys. Após um mês de sofrimento com dores no músculo piriforme, Eli Iserbyt voltou ao pódio no lugar mais alto.
Com o resultado, Iserbyt segue líder da X2O Badkamers Trofee 2024 com 3min36s sobre Toon Aerts e 5min41s sobre Lars van der Haar.
Results powered by FirstCycling.com