Absoluto, Mathieu van der Poel venceu a quarta prova consecutiva na temporada de cyclo-cross. Wout van Aert que voltou a disputar uma prova desde seu acidente em setembro na Vuelta, completou em quarto lugar após cair na última volta quando disputava a segunda colocação.
“Essa foi a mais difícil das quatro provas, eu tive que trabalhar por isso. É muito difícil fazer uma diferença grande aqui. Agora vou descansar para a Copa do Mundo de Besançon depois de amanhã.” disse Mathieu van der Poel.
Azencross – Exact Cross
A semana natalina do cyclo-cross continua com a Azencross, disputada desde 1984 na elite masculina e 2001 na elite feminina. Entre os homens a prova já foi vencida seis vezes por Sven Nys e quatro vezes tanto por Mathieu van der Poel como por Wout van Aert, hoje Mathieu é o grande favorito no retorno de Wout van Aert as competições. Entre as mulheres, a maioria das neerlandesas mais bem ranqueadas não participa, o que abre espaço para a belga Sanne Cant, além de Lauren Molengraaf e Anna Kay.
Os dois melhores ciclistas de cyclo-cross da última década se encontraram hoje pela primeira vez na temporada 2024/2025. Condições totalmente diferentes onde Mathieu van der Poel (Alpecin Deceuninck) vem de três vitórias consecutivas enquanto Wout van Aert (Visma Lease a Bike) retornou após longa recuperação após lesionar o joelho em uma descida na etapa 16 da Vuelta em setembro. No mano a mano os números são grandes a favor do seis vezes campeão mundial: 127 x 61 (já com a prova de hoje), na temporada passada, 7-1 mas sem dúvidas o que mais importa é o show.
Assim que foi dada a largada para a primeira de sete voltas, Wout van Aert saltou na ponta para alegria do público belga, foi seguido por Van der Poel e Tim Merlier (Soudal Quick-Step). No final da volta, Wout cometeu um pequeno erro e Van der Poel assumiu a ponta e quem o perseguiu foi outro belga, Laurens Sweeck (Crelan-Corendon). Nas duas voltas seguintes Mathieu van der Poel foi construindo uma pequena vantagem sobre Sweeck que se estabilizou na segunda posição. O terceiro lugar passou a ser disputado palmo a palmo entre Wout van Aert e Thibau Nys (Baloise Trek Lions) até que conseguiram alcançar Sweeck. Na penúltima volta, Nys conseguiu passar em segundomas com Laurens Sweeck e Wout van Aert grudados, era a batalha possível contra um Van der Poel absoluto. Em um trecho após a reta dos boxes, Thibau Nys forçou ultrapassagem sobre Wou van Aert e o ciclista da Visma acabou caindo.
Ao final Mathieu van der Poel venceu a quarta prova consecutiva na temporada com 14s de vantagem sobre Thibau Nys que venceu o sprint contra Laurens Sweeck. Wout van Aert ficou fora do pódio na quarta posiçào 36s atrás de Van der Poel.
“Fiquei feliz por conseguir por duas vezes nessa semana encurtar a diferença para Mathieu, achei que conseguiria o segundo lugar mas acabei ficando com o pódio que é algo bom.” disse Laurens Sweeck
Classificação – Azencross Loenhout – Exact Cross
Results powered by FirstCycling.com