Em mais uma performance alienígena, Tadej Pogacar venceu a última etapa do Tour de France, batendo Jonas Vingegaard e Remco Evenepoel repetindo o no pódio da etapa, o pódio do 111º Tour de France.
Tour de France 2024 – Etapa 21 – Mônaco a Nice – 33.7km
O Tour de France 2024 chegou ao final em Nice após 21 dias de disputa que começou na Itália. A etapa de contrarrelógio individual contou com 33.7km largando de Mônaco, percorrendo algumas das vias que fazem parte do circuito de rua da Fórmula 1, incluindo o túnel sob o hotel Fairmont. Na sequencia, uma série de curvas leva a subida do Turini (8.1km a 5,6%), também famosa no Rally de Monte Carlo para passar no começo da subida de Col de Eze (1,6km a 8,1%) e depois descer para a capital da Riviera Francesa, Nice.
A organização determinou três pontos de medição intermediária, na La Turbie (11,2km), na Col d’Eze (17,1km), em Nice (28,6km) e a chegada a 33.7km. Muitos nomes foram citados como favoritos no dia, mas um era comum: Remco Evenepoel. Ficava a dúvida se Vingegaard e Pogacar estenderiam a disputa até a última etapa e logo que foram para o circuito ficou claro que lutariam pela etapa. Após Harold Tejada ficar muito tempo como líder, Remco Evenepoel entrou voando no circuito, mas na sequência Jonas Vingegaard vinha cerca de 25s mais rápido que o campeão mundial e atrás dele Tadej Pogacar vinha pulverizando o tempo de ambos. Tadej Pogacar estava definitivamente em busca da sexta vitória nesta edição do Tour de France e 17ª em sua carreira. Ao final, Pogacar venceu com 1min03s de vantagem sobre Jonas Vingegaard e 1min14s sobre Remco Evenepoel. Uma das edições mais domintantes do Tour de France desde a era Lance Armstrong.
Destaque entre os dez primeiros colocados para João Almeida que foi quinto na etapa e quarto no geral, uma performance memorável em se considerando que sempre trabalhou para Pogacar.
Classificação do Tour de France 2024 da Etapa 21
Results powered by FirstCycling.com