Tom Pidcock supera furo, persegue francês e conquista bicampeonato olímpico de MTB em Paris!
MTB XCO – Paris 2024
A disputa do cross-country olímpico, o famoso XCO aconteceu nesta segunda feira em Paris. Nos jogos olímpicos desde 1996, a modalidade muito popular no Brasil contou com 36 ciclistas largando no circuito classificado por Tom Pidcock como chato:
“Não é o melhor circuito do mundo, mas é igual para todos. Nós ciclistas de MTB amamos nosso esporte por alguns motivos, você pedala em percursos especiais. Mas pedalar apenas por uma colina de cascalho, não é MTB.” Tom Pidcock , campeão olímpico e mundial de MTB.
Da estrada para o MTB, Tom Pidcock largou como favorito, dono do título olímpico de 2020 e atual campeão mundial, o britânico que corre na estrada regularmente pela equipe Ineos, possui duas vitórias na Copa do Mundo de MTB nesta temporada, todas arrasadoras. Mas corridas são corridas! Assim que os ciclistas largaram para as oito voltas no circuito, vimos uma troca intensa de posições no grupo líder, até que na segunda volta, Tom Pidcock sofreu um furo de pneu e perdeu muito tempo na troca. Na ponta, para alegria do público local, ficou Victor Koretzky que manteve cerca de 12s de vantagem para o sul africano Alan Harthely. Pidcock voltou cerca de 40s atrás e começou uma perseguição. Na quarta volta, Koretzky manteve a vantagem para Haterly enquanto Pidcock já surgia em terceiro juntamente com o suíço Mathias Flueckiger.
Durante a sexta volta, Pidcock alcançou e ultrapassou Koretzky com Hatherly em sua roda, o trio abriu a penúltima volta sem diferenças. Enquanto isso o brasileiro Ulan Galinski estava em um grupo disputando a 21ª posição cerca de quatro minutos atrás. Dai em diante, Pidcock controlou e abriu 9s para Kortezky e conquistou seu segundo ouro olímpico, igualando o suíço Julian Absalon. Koretzky chegou em segundo conquistando a medalha de prata enquanto Alan Hatherly foi o terceiro pela África do Sul. O brasileiro Ulan Galinski completou na 21ª posição em um sprint contra o norueguês Knut Roehme.
Results powered by FirstCycling.com
One thought on “Paris 2024: Tom Pidcock é bicampeão olímpico no MTB!”