O equatoriano Richard Carapaz juntou-se ao seleto grupo de ciclistas a vencer uma etapa em cada uma das grandes voltas do ciclismo ao vencer hoje a partir da fuga no Tour de France 2024. No grupo dos favoritos, Pogacar atacou, testou Vingegaard mas quem tirou tempo foi Evenepoel.
Tour de France 2024 – Etapa 17 – Saint-Paul-Trois a Châteaux›Superdévoluy –177.8km
Os ciclistas largaram hoje de Saint-Paul-Trois-Châteaux. Phil Bauhaus (Bahrain) e Elmar Renders (Jayco) não largaram, Elmar viajou para ver o nascimento do primeiro filho, e chegou a tempo. Durante a etapa, os velocistas Sam Bennett (Decathlon) e Fernando Gaviria (Movistar) abandonaram, além de Alexey Lutsenko (Astana). Durante o início da etapa, uma fuga preliminar se formou e foi perseguida pelas equipes interessadas no sprint intermediário. Com a camisa verde ainda aberta, Biniam Girmay se impôs e conquistou 10 pontos contra 9 de Jasper Philipsen.
Logo após o sprint intermediário, começaram os ataques para compor a perseguição a fuga e tanto Simon Yates como Richard Carapaz descolaram. Na escalada do Col du Noyer, Carapaz atacou largou Yates e seguiu solo por 13km até a chegada para conquistar a vitória após escalar o Superdévoluy de 3,9km com 5.7% de inclinação. Atrás no grupo dos favoritos, Pogacar testou Vingegaard que não esboçou reação também no Col du Noyer, isso deu a pista para Remco Evenepoel que no final atacou para diminuir a diferença para Vingegaard. Já Pogacar, apenas numa mostra de superioridade atacou nos metros finais para colocar mais dois segundos “morais” em cima de Jonas Vingegaard.
Agora na classificação geral, Pogacar leva 3min11s sobre Vingegaard enquanto Remco Evenepoel testá 5min09s atrás do esloveno.
Classificação do Tour de France 2024 após a Etapa 17
Results powered by FirstCycling.com