A terceira grande volta de 2023 promete disputas intensas entre jovens como Remco Evenepoel, Juan Ayuso e Jonas Vingegaard e entre ciclistas experientes como Primoz Roglic e Geraint Thomas.
A mais jovem das grandes voltas chega a 78ª edição, clique na imagem abaixo para conhecer um pouco da história da La Vuelta. Se você entrou no texto procurando onde ver a Vuelta 2023, calma que teremos um post exclusivo sobre como, quando e onde ver a terceira grande volta de 2023.
176 ciclistas largam em busca da glória
22 equipes com 8 ciclistas cada totalizando 176 competidores largam de Barcelona, quantos chegarão a Madrid? Em 2022 aconteceram 42 abandonos enquanto em 2021 foram 34. A qualidade dos ciclistas da edição 2023 é enorme. A começar pelos ganhadores de grandes voltas:
- Primoz Roglic, vencedor da Vuelta 2019, 2020, 2021 e do Giro d’Italia 2023.
- Jonas Vingegaard, bicampeão do Tour de France, 2022 e 2023.
- Egan Bernal, vencedor do Tour de France 2019 e do Giro d’Italia 2021.
- Geraint Thomas, campeão do Tour de France 2018.
- Remco Evenepoel, vencedor da Vuelta 2022.
É bem verdade que Egan Bernal nunca mais voltou ao nível em que estava antes do terrível acidente em que quase ficou paraplégico. Mas outros competidores buscam a primeira grande volta, destaque para:
- João Almeida, o português da UAE Team Emirates tem dois pódios no Giro e um quinto lugar na Vuelta do ano passado.
- Juan Ayuso, terceiro colocado em 2022, grande promessa espanhola aos 20 anos divide atenção na UAE.
- Enric Mas com três podios na Vuelta chega com uma Movistar procrucando apagar os erros de edições anteriores. A maior equipe espanhola não vence a Vuelta desde 2016 com Nairo Quintana.
Camisa verde sem grandes nomes
Com sete etapas planas, a disputa por pontos na Vuelta também chama atenção. Entre os velocistas a disputa tem até o momento (21/08) confirmadas presenças de Gerben Thijssen (Intermarché), Juan Sebastian Molano (UAE), Danny van Poppel (Bora), Marjin van der Berg (EF) e Milan Menten (Lotto Dstny). Nenhum deles entre os dez maiores pontuadores da temporada. Isso se dá tanto a dureza da Vuelta como ao final de temporada com muito desgaste após a sequência de Tour de France e do Super Mundial de ciclismo.
Vuelta de escaladores
Se os velocistas fogem da Vuelta, os escaladores estão a toda. Além dos favoritos a classificação geral, podemos destacar nomes que provavelmente fiquem entre os 20 melhores na geral:
- Giulio Ciccone
- Jay Vine
- Sepp Kuss
- Thymen Arensman
- Santiago Buitrago
- Sergio Higuita
Melhores Jovens
Com Remco Evenepoel na prova parece fácil dizer quem será o melhor jovem da Vuelta 2023, mas ninguém vence na véspera e como tudo pode acontecer, destacamos em especial Juan Ayuso com 20 anos um dos mais jovens na largada. Além de Remco e Ayuso, o jovem belga Cian Uijtdebroeks (ok ok tente ler mentalmente essa sopa de letrinhas) da equipe Bora disputa sua primeira grande volta.
Com todos holofotes para Remco, o jovem Cian Uijtdebroeks de 20 anos não precisa carregar o peso de “novo Merckx”, ano passado ele venceu o Tour de l’Avenir e neste ano obteve o nono lugar na Volta a Catalunha, sexto no Tour da Romandia e sétimo no Tour da Suíça. Em sua primeira grande volta o objetivo deve ser termianar, mas será muito bom ver a narração se esforçando para pronunciar seu sobrenome.
meu comentario! e que jonas vingegaard sera a atraçao primordial desta vuelta, sem errar o campeao fica vendo, o tour de france mostro que nas montanhas tem pra ninguem, bom o resto que si esforce pra ser segundo e demais vamos pra batalha vai ser emocionante nao tenho duvidas, compra a pipoca e si liga na TV;…