Christophe Laporte vence na abertura do Criterium du Dauphiné

Luiz Papillon

Hoje quase a fuga venceu, mas o pelote bateu a fuga com um sprint perfeito do francês Christophe Laporte da equipe Jumbo-Visma. O italiano Matteo Trentin foi segundo e o belga Rune Herregodts que estava na fuga, ficou com o terceiro lugar.

Christophe Laporte vence no Critérium du Dauphiné | Foto Anne-Christine Poujoulat / AFP
Christophe Laporte vence no Critérium du Dauphiné | Foto Anne-Christine Poujoulat / AFP

Critérium du Dauphiné 2023 – Etapa 1 – Resultados

Os ciclistas largaram de Chambon-Sur-Lac para um trajeto de 158km, segue em direção a Clermont Ferrand, retorna a Chambon-Sur-Lac onde faz três voltas em um circuito que inclui a Côte du Rocher de lÁigle.
Chambon-Sur-Lac é um vilarejo com apenas 400 pessoas morando ao lado do lago Chambon onde casas de veraneio e campings marcam a primavera e verão. Já nas serras da regiào o queijo Saint-Nectaire com aroma de amêndoas é um clássico da região.
A fuga do dia se formou logo no início da etapa com três belgas e dois franceses:
  • Fabio Van den Bossche – Alpecin Deceuninck
  • Rune Herregodts – Intermarché Circus Wanty
  • Brent Van Moer – Lotto Dstny
  • Donovan Grondin – Arkéa Samsic
  • Dorian Godon – Ag2r

O grupo conseguiu três minutos de vantagem sobre o pelote e na marca de 42km do final, Van den Bosssche e Grondin sobraram. Na última volta pelo circuito de 23km ao longo de Chambon-Sur-Lac, a vantagem da fuga caiu para um minuto. Tudo caminhava para serem logo neutralizados, mas o bom trabalho do trio escapado sob chuva deu esperanças.

No pelote o trabalho duro foi feito pela Jumbo  com Átila Valter acelerando e depois com Tiesj Benoot e Nathan Van Hooydonck. Nos últimos quilômetros a queda de braço foi pendendo para o pelote e um solitário Herregodts entrou no quilômetro final com sete segundos de vantagem, foi alcançado restando metros para o final mas o belga encontrou forças para salvar um pódio. Christophe Laporte venceu para alegria dos franceses e o esperado domínio da Jumbo-Visma.

Classificação do Critérium du Dauphiné após 01 etapa

Results powered by FirstCycling.com

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Julian Alaphippe vence no Critérium du Dauphiné

Duas etapas e duas vitórias francesas no Critérium du Dauphiné! Julian Alaphilippe faz as pazes com a vitória em La Chaise-Dieu. O campeão olímpico Richard Carapaz foi o segundo e o eritreu Natnael Tesfazion completou o pódio.   Na classificação geral, Christophe Laporte segue com a camisa amarela de líder. […]

Receba as novidades em seu e-mail