Hoje quase a fuga venceu, mas o pelote bateu a fuga com um sprint perfeito do francês Christophe Laporte da equipe Jumbo-Visma. O italiano Matteo Trentin foi segundo e o belga Rune Herregodts que estava na fuga, ficou com o terceiro lugar.
Critérium du Dauphiné 2023 – Etapa 1 – Resultados
- Fabio Van den Bossche – Alpecin Deceuninck
- Rune Herregodts – Intermarché Circus Wanty
- Brent Van Moer – Lotto Dstny
- Donovan Grondin – Arkéa Samsic
- Dorian Godon – Ag2r
O grupo conseguiu três minutos de vantagem sobre o pelote e na marca de 42km do final, Van den Bosssche e Grondin sobraram. Na última volta pelo circuito de 23km ao longo de Chambon-Sur-Lac, a vantagem da fuga caiu para um minuto. Tudo caminhava para serem logo neutralizados, mas o bom trabalho do trio escapado sob chuva deu esperanças.
No pelote o trabalho duro foi feito pela Jumbo com Átila Valter acelerando e depois com Tiesj Benoot e Nathan Van Hooydonck. Nos últimos quilômetros a queda de braço foi pendendo para o pelote e um solitário Herregodts entrou no quilômetro final com sete segundos de vantagem, foi alcançado restando metros para o final mas o belga encontrou forças para salvar um pódio. Christophe Laporte venceu para alegria dos franceses e o esperado domínio da Jumbo-Visma.
Classificação do Critérium du Dauphiné após 01 etapa
Results powered by FirstCycling.com