Com uma performance incrível, mesmo sofrendo uma queda de corrente no trecho mais duro da cronoescalada, Primoz Roglic venceu a etapa e o Giro d’Italia 2023. Geraint Thomas foi o segundo na etapa e o português João Almeida completou o pódio.
Giro d’Italia 2023 – Etapa 20 – Tarvisio – Monte Lussari – 18.6km
A esperada penúltima etapa do Giro 2023 foi um contrarrelógio individual de 18.6km com direito a troca de bicicleta no início da subida do Monte Lussari. A região do Friuli, já próxima a divisa com a Eslovênia recebeu a disputa com um trecho de 11,3km quase plano e 7,3km de subida absurdamente dura com até 22% de inclinação.
Como em todo contrarrelógio a ordem de largada é do último colocado para o primeiro na classificação geral. Assim somente na última hora de prova os favoritos apareceram no trajeto. O primeiro a fazer um tempo sério foi o estadunidense Brandon McNulty. O troco veio com Sepp Kuss que tanto ajudou Roglic nas subidas, colocando seu nome no topo.
Ao final da etapa o drama de Roglic começou. O esloveno fazendo uma diferença de 15 segundos sobre Roglic, mas em um trecho muito inclinado a corrente da bicicleta de Primoz Roglic caiu. O problema mecânico custaria preciosos segundos para Roglic. Ainda assim Roglic faria o melhor tempo vencendo a etapa com uma margem incrível. O relógio começou a contar contra Thomas, mesmo com o problema mecânico o esloveno venceu o Giro d’Italia 2023.
Amanhã uma etapa para velocistas encerra o Giro d’Italia 2023 em frente ao Coliseu em Roma.
Líderes do Giro 2023 após 20 etapas:
- Primoz Roglic – Jumbo Visma – Geral / Maglia Rosa
- Jonathan Milan – Bahrein Victorious – Pontos / Maglia Ciclamino
- Thibault Pinot – Montanha / Maglia Azurra
- João Almeida – UAE Team Emirates – Melhor Jovem / Maglia Bianca
Classificação do Giro d’Italia após 20 etapas:
Results powered by FirstCycling.com