Ícone do site Pelote Ciclismo

Dia de Caos nos paralelepípedos tem vitória de Simon Clarke!

Uma etapa fantástica teve vitória de Simon Clarke da equipe Israel PremierTech em uma disputa na foto contra o belga Taco van Der Hoorn. O australiano de 35 anos estava na fuga do dia e definiu no sprint contra Taco van Der Hoorn a vitória. Edvald Boasson Hagen completou o pódio pela Intermarché.

Apesar de toda dificuldade, Wout van Aert conseguiu defender a camisa amarela agora com treze segundos de vantagem para Neilson Powless da EF enquanto Tadej Pogacar está agora a 19 segundos.

 

 

Tour de France 2022 – Etapa 5 – Metrópole de Lille a Arenberg – 157km

Uma das mais esperadas etapas do Tour de France 2022 era a etapa dos paralelepípedos na região de Lille foi o CAOS para os ciclistas com diversas quedas e danos a classificação geral em especial para a Jumbo Visma.

A largada foi em frente ao estádio que sediará a Copa do Mundo de Rugby em 2023 e jogos de Handeboll nos jogos olímpicos de 2024. Após 75km iniciaram os temidos setores de paralelepípedos. A fuga teve cinco fortes ciclistas:

O drama da Jumbo Visma: Wout van Aert , Jonas Vingegaard e Roglic caem

E nesse momento começou o drama para a equipe Jumbo Visma. Primeiro Jonas Vingegaard caiu, depois Wout van Aert caiu ao tocar roda com seu companheiro de equipe e precisou perseguir o pelote. Um pouco mais tarde foi a vez de Primoz Roglic sofrer uma forte queda e o esloveno precisou da ajuda de vários companheiros para minimizar suas perdas. Com o pelote explodindo e a corrida pegando fogo, foi a vez de Tadej Pogacar mostar suas armas e puxar um ataque na frente do pelote.

O quinteto da fuga conseguiu trabalhar e manter uma vantagem que entrou nos 30km finais acima de um minuto sobre o grupo perseguidor que era liderado por Tadej Pogacar e trazia consigo Jasper Philipsen, Aleksandr Vlasov e três ciclistas da Arkéa, Hugo Hoffstetter para o sprint e Nairo Quintana defendendo a classificação geral. Com quase dois minutos atrás vinha o grupo com Wout van Aert, Jonas Vingegaard e Geraint Thomas. Já bem atrás estava o grupo com Primoz Roglic com Tiesj Benoot e mais dois gregários.

Nos quilômetros finais ficou claro que a vitória seria da fuga, atrás Pogacar vinha a 50 segundos enquanto Wout van Aert seguia mais cinquenta segundos atrás. Já Roglic perdia mais de dois minutos para Pogacar.  Powless atacou na marca de 1km para o final e o grupo perseguiu com Boasson Hagen trabalhando mas no final a vitória ficou para o sprint entre Taco van Der Hoorn e Simon Clarke. A definição do vencedor veio no photo-finish com Simon Clarke vencendo e Taco van Der Hoorn ficando com o segundo lugar.

Pela classificação geral, Wout van Aert conseguiu na perseguição encurtar a vantagem da fuga e salvou a liderança por treze segundos sobre o agora segundo colocado Neilson Powless da EF. Entre os favoritos Tadej Pogacar reduziu a vantagem de Wout para dezenove segundos e ampliou para os demais favoritos.

Classificação do Tour de France 2022

Results powered by FirstCycling.com

Sair da versão mobile