Ícone do site Pelote Ciclismo

Bob Jungels vence no Tour de France

Dia da fuga no Tour tem vitória do luxemburguês Bob Jungels da equipe Ag2r Citroen. Jungels estava na fuga numerosa e atacou a 64km do final para vencer solo em Chatau. Em segundo ficou chegou o espanhol Jonathan Castroviejo da Ineos e em terceiro o também espanhol Carlos Verona da Movistar.

Chega ao final a primeira semana do Tour de France com muita disputa e movimentação na disputa da mais famosa prova de ciclismo do mundo. Com Tadej Pogacar liderando a classificação geral e a classificação de melhor jovem, Wout van Aert é o líder por pontos e Simon Geschke da Cofidis assume a pontuação de montanha.

Tour de France 2022 – Etapa 9 – Aigle a Chateau Les Portes du Soleil – 192.9km

Uma etapa duríssima partiu de Aigle, cidade onde está a sede da UCI e capital do esporte olímpico onde estão sediadas as principais federações esportivas do mundo. Antes do dia descanso os organizadores programaram uma etapa intensa e duríssima que passou nas primeiras “montanhas de verdade” do Tour de France, a Col des Mosses seguida pela Col de la Croix e Pas de Morgins , as duas últimas de primeira categoria. O final da etapa foi no Château les Portes du Soleil uma famosa estação de esqui.

Nessa região que em 1978 o Tour de France passou em Montreaux onde na época a banda inglesa Queen gravava um disco e Freddy Mercury se inspirou nos ciclistas para compor Bicycle Race, confira a história aqui.

Abandonos antes da largada: o filósofo dá adeus ao Tour

Alguns ciclistas não alinharam para a largada hoje, o principal deles Guillaume Martin (Cofidis) por um teste positivo de covid-19. Além do francês que tem formação de filósofo, não largou o português Ruben Guerreiro (EF Easypost) por estar doente (sem relação com covid) e o dinamarquês Kasper Asgreen  (Quick-Step) que sofrera uma lesão no joelho durante o Tour de Suisse e não se recuperou adequadamente.

Fuga do dia com Wout van Aert

A fuga do dia começou com quinze ciclistas e depois mais seis que conseguiram alcançar o grupo, entre eles Wout van Aert. A primeira meta de montanha em Mosses foi vencida por por Pierre Latour (Total). Na marca de 64km para o final Bob Jungels acelerou e escapou do pelote, foi perseguido por Simon Geschke que conquistou a meta de Col de la Groix. O luxemburguês Bob Jungels deixou Geschke para trás e se isolou na liderança. Durante a subida para Pas de Morgins, o luxemburguês liderava com cerca de 30 segundos de vantagem para Thibaut Pinot e quase dois minutos para o pelote e entre eles a perseguição com os espanhóis Castroviejo (Ineos) e Carlos Verona (Movistar).

A chegada em Chateau era no final de uma subida não categorizada, Bob Jungels conseguiu manter a vantagem para vencer solo. O luxemburguês de 29 anos conquistou pela primeira vez uma vitória em etapa de grande volta. Atrás, Pinot sucumbiu aos metros finais para ver a dupla espanhola o ultrapassar. Castroviejo ficou com a segunda posição pela Ineos e Carlos Verona o terceiro pela Movistar.

Chega ao final a primeira semana do Tour de France com muita disputa e movimentação na disputa da mais famosa prova de ciclismo do mundo. Com Tadej Pogacar liderando a classificação geral e a classificação de melhor jovem, Wout van Aert é o líder por pontos e Simon Geschke da Cofidis assume a pontuação de montanha.

Pinot que perdeu o segundo lugar no finalzinho foi escolhido o mais combativo do dia.

 

Classificação do Tour de France 2022

Results powered by FirstCycling.com

Sair da versão mobile