Quem vence o Giro d’Italia 2022?

É amanhã! O Giro 2022 começa em Budapeste com expectativa de muita emoção. Ciclistas de 29 países percorrerão quase 3.500km de estradas na disputa da primeira grande volta do ciclismo na temporada.

Apresentação das Equipes do Giro 2022 | Foto RCS
Apresentação das Equipes do Giro 2022 | Foto RCS

Nesta sexta feira começa o Giro 2022. A competição com quase 3.500km percorridos em 21 dias por ciclistas do mundo todo terá início na Hungria em Budapeste. Conheça o trajeto do Giro 2022 clicando aqui. Com uma história que ultrapassa um século, dizer quem vai ganhar o Giro envolve mais de uma disputa. Ao todo são 21 etapas e cada uma dela tem uma história e vocação, traçando um paralelo é parecido com a Fórmula 1 onde são disputadas 23 corridas no ano, com algumas dificuldades extras. As disputas envolvem cinco tipos de classificação:

A Classificação Geral, a Maglia Rosa.

Sem dúvida a principal disputa do Giro é a Maglia Rosa e o vencedor pode conseguir esse fato sem vencer nenhuma etapa, pois o que vale é o menor tempo entre as 21 etapas. A dificuldade é extrema, não se pode abandonar uma etapa e voltar na etapa seguinte, o tempo perdido em uma etapa não é reposto. Dentre os 176 ciclistas inscritos para a prova menos de 10 terão efetivamente condição de disputar a classificação geral e os favoritos para 2022 são:

  • Richard Carapaz – Ineos Grenadieres
  • João Almeida – UAE Team Emirates
  • Simon Yates – Bike Exchange
  • Romain Bardet – DSM
  • Wilco Kelderman – Bora Hansgrohe
  • Miguel Ángel López – Astana
  • Pello Bilbao – Bahrain Victorious
  • Giulio Ciccone – Trek Segafredo
Richard Carapaz vencedor do Giro 2019 | Foto RCS
Richard Carapaz vencedor do Giro 2019 | Foto RCS

O grande favorito é Carapaz, o equatoriano vencedor do Giro de 2019 e campeão olímpico de ciclismo em 2021 tem na fortíssima equipe Ineos Grenadiers um grande ponto de apoio. Já o português João Almeida foi quarto colocado no Giro de 2020 e vem com a “Jihad Tuga” (Guerra Santa Lusitana) buscando seu primeiro grande título. O britânico Simon Yates já perdeu o Giro de modo dramático em 2018 após “pregar” na última semana e foi terceiro colocado no ano passado, contudo sua equipe não é das mais forte. Uma equipe que cresceu demais em desempenho no último ano é a Bahrain que tem como ciclista “capitão” Mikel Landa, contudo o talentoso espanhol sempre fica no caminho por um motivo ou outro e por isso escolhi Pello Bilbao como nome forte da equipe. O patrocínio da maglia rosa é da empresa de energia de capital misto italiano Enel. Você pode ler a história das camisas do Giro clicando aqui.

A Classificação por pontos, a Maglia Ciclamino

A classificação por pontos, disputada desde 1966, onde a cada etapa o ciclista acumula pontos por metas volantes e na chegada é geralmente disputada por velocistas. Ocorre que o Giro 2022 tem montanha até não poder mais e por isso há a expectativa de muitos abandonos de velocistas, abrindo opção para ciclistas clássicos. Mesmo ciclistas clássicos como Mathieu van der Poel são cotados como possíveis abandonos antes da última semana. Assim o desafio passa por acumular pontos e chegar em Verona. Favoritos:

  • Caleb Ewan – Lotto Soudal
  • Arnaud Démare – Groupama FDJ
  • Mark Cavendish – Quick Step Alpha Vinyl
  • Mathieu van der Poel – Alpecin Fenix
  • Alejandro Valverde – Movistar
Elia Viviani – Maglia Ciclamino 2018

Neste ano o governo italiano patrocina a maglia ciclamino com o site da campanha de produção industrial “madeinitaly.gov.it“.

O Rei da Montanha, Maglia Azurra

Em uma prova onde se escala 50km em 21 dias a classificação de montanha é muito disputada e pode colocar o ciclista no hall da fama junto com nomes como Fausto Coppi e Eddy Merckx. Somando pontos em cada montanha em acordo com a dificuldade o Maglia Azurra é uma das classificações que mais muda durante o Giro e foi disputada desde 1933. Com subidas duras na primeira semana, devemos ver ciclistas como Jai Hindlay, Tobias Foss, Pavel Sivakov e até alguns candidatos a classificação geral como Miguel Ángel López com a camisa de rei da montanha. O patrocínio da camisa é do banco Mediolanum.

Camisa Branca, o melhor Jovem

Com as mesmas regras que a classificação geral, a maglia bianca ou camisa branca é dedicada aos ciclistas com até 25 anos de idade e disputada desde 1976. O norueguês Tobias Foss, o belga Harm Vanhoucke e o colombiano Ivan Ramiro Sosa são alguns dos favoritos a essa camisa, contudo João Almeida tem apenas 23 anos e disputa na mesma categoria. A marca de roupas íntimas masculinas Uomo Intimissimi é a patrocinadora da camisa branca.

Ciclista mais combativo

Um prêmio que não tem camisa específica mas sim um numeral diferenciado. O ciclista com mais destaque na etapa é eleito (usualmente por jurados convidados) e recebe um numeral vermelho para a etapa seguinte.

Melhor equipe – Super Team

Com a somatória dos tempos dos três primeiros ciclistas de cada equipe, é definida a melhor equipe que recebe um prêmio em cada etapa de liderança.

 

Afinal quem vence o Giro 2022

Simon Yates com a Maglia Rosa no Giro 2018
Simon Yates com a Maglia Rosa no Giro 2018 | Foto RCS

Você pode palpitar escolhendo o vencedor do Giro no mais tradicional fantasy game do ciclismo, o Velogames clicando aqui. Depois de montar seu time, entre na liga do #375419615 Pelote Ciclismo e acompanhe no Twitter a classificação por etapas e no geral. Sem economizar vamos com a bola de cristal do pelote (que sempre está riscada e embaçada) nos palpites:

Vencedor da classificação geral: Richard Carapaz
Melhor Jovem: Tobias Foss
Campeão por Pontos: Alejandro Valverde
Rei da Montanha: Giulio Ciccone

Como Acompanhar o Giro 2022?

Para o brasileiro a novidade fica por conta da transmissão pelo grupo Discovery, atual detentora dos direitos do Giro passará as etapas ao vivo no canal DSports, disponível na DirecTV GO e Sky Brasil. Além dessa opção os assinantes da GCN+ (de propriedade do grupo Discovery) terão disponível a transmissão sob demanda. Além dessas opções o canal RAI Internacional televisiona as etapas em italiano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Mathieu van der Poel vence a abertura do Giro d'Italia!

Mathieu van der Poel venceu a etapa de abertura do Giro d’Italia 2022 em um final explosivo de etapa que contou com a queda de Caleb Ewan nos metros finais. Van der Poel assume a camisa rosa de líder do Giro 2022. Biniam Girmay foi segundo pela Intermarché e Pello […]
Mathieu Van der Poel vence no Giro 2022 | Foto RCS

Receba as novidades em seu e-mail