O britânico Simon Yates com um ataque na última subida conseguiu colocar emoção na última etapa da Paris-Nice. Yates ficou próximo da tirar o título de Primoz Roglic, mas se não ganhou ao menos ficou com a vitória na etapa. Atrás graças a uma perseguição implacável comandada por Wout van Aert, Primoz Roglic, o belga foi segundo e Roglic completou em terceiro sagrando-se campeão da Paris Nice 2022.
Paris Nice 2022 – Etapa 8 – Nice – 115,6km
Após quase 1200km de disputas entre Mantes-la-Ville e Nice a 80ª Paris Nice terminou com chuva na Riviera Francesa. Primeira prova transmitida na temporada pela ESPN no Brasil, a Paris Nice com oitenta anos de história no ciclismo tem agora na sua galeria de campeões o esloveno Primoz Roglic.
Com mais oito abandonos antes da largada, a Paris Nice que começou com 154 ciclistas, teve na largada apenas 81 ciclistas e no princípio de etapa esse número caiu para 80 com o abandono de Simon Carr (EF). Restando 50km para o final da etapa, Wout van Aert começa a barbarizar. Primeiro ele faz o trabalho de neutralizar Dani Martínez da Ineos. Depois coloca um ritmo muito forte para reduzir o grupo líder para cinco ciclistas:
- Wout van Aert – Jumbo Visma
- Primoz Roglic – Jumbo Visma
- Simon Yates – Bike Exchange
- Dani Martínez – Ineos
- Nairo Quintana – Arkéa Samsic
Ataque de Yates colocou fogo na prova!
Sob condições horríveis com chuva e pista escorregadia, Dani Martínez teve um azar, com um furo de pneu o colombiano ficou para traz, colocando sob risco o pódio da Ineos. Na ponta o grupo começou a escalar a Col d’Èze, e veio o ataque de Yates. Enquanto o britânico subia, o trio com Quintana, Aert e Roglic seguia cerca de 20 segundos atrás. Já no pelote completamente quebrado quem puxava era Dani Martínez com um minuto de atraso para Yates.
Wout van Aert colocou um passo forte nos três quilômetros finais da subida, fazendo Nairo Quintana sobrar. A disputa do título estava em jogo, Roglic precisava chegar com um atraso de no máximo 39 segundos para Yates. Só que Roglic tinha Wout Van Aert consigo, o trabalho do belga foi estupendo de tal modo a descontar a vantagem na descida para Nice.
Ao final Yates ficou próximo da tirar o título de Primoz Roglic, mas se não ganhou ao menos ficou com a vitória na etapa. Atrás graças a uma perseguição implacável comandada por Wout van Aert, Primoz Roglic, o belga foi segundo e Roglic completou em terceiro sagrando-se campeão da Paris Nice 2022.