Pedalando 50km sozinho, Tadej Pogacar vence Strade Bianche

Luiz Papillon

Contra todo e contra ninguém! Tadej Pogacar mostrou suas armas e com um ataque solo a 50km do fim venceu a Strade Bianche. Atrás, Alejandro Valverde e Kasper Asgreen duelaram pelo segundo lugar com vantagem para o veterano espanhol, Asgreen desistiu completou o pódio pela Quick Step.

Tadej Pogacar vence Strade Bianche! | Foto Strade Bianche
Tadej Pogacar vence Strade Bianche! | Foto Strade Bianche

Strade Bianche 2022

A clássica que já parece uma monumento de tanto que é procurada e atrai fãs do ciclismo de todo mundo chegou a sua 16ª edição. confira aqui nossa prévia para a prova e o relato do que aconteceu no sábado 05 de março de 2022 sob o sol da Toscana!

Strade Bianche de Granfondo a nova Monumento do ciclismo?

Lotte Kopecky vence Strade Bianche Feminina

Um pouco mais cedo aconteceu a prova feminina da Strade Bianche. Com uma fuga sob controle durante toda a prova, os planos de prova foram colocados em ação nos últimos trechos de cascalho. Foi em Le Tolfe que a neerlandesa Annemiek van Vleuten da equipe Movistar atacou. Junto com ela apenas a campeã belga da SD Worx, Lotte Kopechy se agarrava no rítmo. Muito próximo vinha o grupo de favoritas com Marianne Vos, Demi Vollering, Shirin van Arnooij, Chantal Blaak e Elisa Borghini.

Lotte Kopecky vence Strade Bianche | Foto Strade Bianche
Lotte Kopecky vence Strade Bianche | Foto Strade Bianche

Assim entraram na Via San Caterina a subida estreita que dá acesso a praça de Campo Siena. E Annemiek atacou novamente, e novamente Lotte se agarrou em sua roda. Já no final da subida a belga puxou de lado e mostrou o que tinha guardado. Foi o suficiente para cruzar a frente de Annemiek para o que ela própria reconheceu como maior vitória da carreira.

Strade Bianche 2022

A Strade Bianche começou tranquila até a 90km do final uma queda afetar muito o pelote. Entre os afetados estava o bicampeão mundial Julian Alaphilippe (Quick Step). Logo Tiesj Benoot (Jumbo) foi o primeiro favorito a deixar a prova, seguido de Michael Gogl (Alpecin Fenix), Victor Campenaerts (Lotto), Brent Van Moer (Lotto) e Puccio Salvatore (Ineos). Mais tarde Matej Mohoric (Bahrain) também abandonou, todos em função da queda.

Alaphilippe cai em queda generalizada | Foto @Belga
Alaphilippe cai em queda generalizada | Foto @Belga

Pogacar ataca a 50km do final para moer o pelote!

A prova então seguiu relativamente tranquila até Alaphilippe conseguir voltar ao pelote, ai na marca de 50km para o final veio o ataque fulminante. Tadej Pogacar, atual bicampeão do Tour de France mostrou a que veio, um ataque intenso deixo todos para traz e dali em diante foi um contrarrelógio para o jovem esloveno. Restando 25km para o final o forte espanhol Carlos Rodriguez da Ineos foi capturado pelo pelote e seria uma luta de Pogacar contra o pelote, com vantagem de mais de 1:30 para o esloveno.

Enquanto isso, Julian Alaphilippe estava no fundo do pelote com dificuldades para se segurar. A 21km do final um grupo se destacou na perseguição com nomes com o grupo de elite:

  • Alejandro Valverde (Movistar),
  • Tim Wellens (Lotto),
  • Quinn Simmons (Trek),
  • Jhonatan Narváez (Ineos)
  • Kasper Asgreen (Quick Step).

Valverde contra ataca mas é tarde demais

O primeiro a testar as pernas foi Kasper Asgreen, o dinamarquês da Quick Step iniciou a perseguição solo mas não conseguia abrir muito mais que dez segundos. A 11km do final foi a vez de Alejandro Valverde, o veterano espanhol alcançou o dinamarquês e passou a revezar na perseguição a Pogacar, ali com um minuto de vantagem.

Mesmo com a perseguição de Valverde funcionando, ficava claro que seria pouco improvável alcançarem Pogacar. Na marca de 5km para o final a vantagem do esloveno era de 50 segundos, a corrida era então pelo segundo lugar.

Alejandro Valverde e Kasper Asgreen duelaram pelo segundo lugar com vantagem para o veterano espanhol. Na Vie Caterine Asgreen desistiu e completou o pódio pela Quick Step

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Paris Nice 2022 tem Roglic, Quintana e Wout van Aert!

Uma das mais tradicionais corridas de etapa do calendário mundial é a Paris-Nice que acontece sempre no começo de março na França. Para 2022 os ciclistas começam em Mante-la-Ville, próximo a Paris nas margens do rio Sena para seguir até a Riviera Francesa em Nice. A prova que marca a […]

Receba as novidades em seu e-mail