Vuelta 2021 – A última Grande Volta do ano terá Egan Bernal, Carapaz e Roglic como favoritos!

Luiz Papillon

A última Grande Volta do Ciclismo em 2021 começará neste final de semana. Com 21 etapas a La Vuelta começa sábado em Burgos na comunidade autônoma de Castela e Leão. Primoz Roglic, Richard Carapaz e Alejandro Valverde são algumas das estrelas que disputarão a prova.

A ESPN é detentora dos direitos da Vuelta e transmitirá a prova, com largada no sábado às 13:50 na ESPN2 e a partir de domingo ao vivo às 10:50.

Egan Bernal, Richard Carapaz e Primoz Roglic são favoritos na Vuelta 2021

Egan Bernal teve um início de temporada intenso culminando na vitória no Giro d’Italia 2021. O colombiano de 24 anos e vencedor do Tour de France de 2019 teve um longo período de treinamento e recuperação física após o título na Itália. Companheiro de Bernal, o equatoriano Richard Carapaz vem da conquista do ouro olímpico em Tóquio e do pódio no Tour de France. Pesa contra Carapaz o período quase sem descanso entre o Tour da Suíça, Tour de France e Jogos Olímpicos.

Egan Bernal, vencedor do Giro 2021 | Foto RCS
Egan Bernal, vencedor do Giro 2021 | Foto RCS

Primoz Roglic, atual bicampeão da Vuelta, sofreu com uma queda na etapa 8 do Tour de France e se dedicou a disputa dos jogos olímpicos, onde venceu a medalha de ouro na disputa contrarrelógio. Com apenas 27 dias de prova disputados em 2021 o esloveno de 31 anos chega muito bem cotado para a Vuelta.

Na Movistar, novamente um triunvirato na equipe que apesar do orçamento alto e muitas estrelas, não vence a Vuelta desde 2016. O espanhol Enric Mas de 26 anos será o líder da equipe, dividindo a responsabilidade com o colombiano Miguel Angel López. Ainda que não dispute diretamente o título, o veterano Alejandro Valverde aos 41 anos deve brigar por etapas, o que deve apimentar mais uma temporada do documentário Cada dia uma Surpresa.

Pela equipe Bahrain Victorious, o destaque é Mikel Landa, vencedor da Volta a Burgos e que ainda busca seu primeiro pódio na Vuelta. Pela equipe DSM, o francês Romain Bardet deve disputar a presença no Top10 enquanto pela Qhubeka teremos a última competição de Fabio Aru. O espanhol de 31 anos anunciou que deixa as competições ao final da Vuelta. Aru que foi campeão da Vuelta em 2015 teve diversos problemas de saúde e jamais conseguiu obter resultados expressivos.

Velocistas: Arnaud Démare é o destaque, mas volta de Jakobsen será muito comemorada

Entre os velocistas na Vuelta 2021, o francês Arnaud Démare da Groupama FDJ é destaque e favorito nas etapas planas. No nível de Démare, apenas o belga Jasper Philipsen que disputa a prova pela equipe Alpecin Fenix.

Fabio Jakobsen vence o GP Jean Pierre Monseré | Foto Kramon
Fabio Jakobsen vence o GP Jean Pierre Monseré | Foto Kramon

Mas a grande presença esperada é mesmo Fabio Jakobsen que após o acidente que quase lhe tirou a vida ano passado, retorna a uma volta de três semanas. Ao contrário do Tour de do Giro, a Vuelta tem uma disputa pelo título por pontos mais dura sendo a última vitória de um velocista puro em 2010 com Mark Cavendish. Na última década Alejandro Valverde venceu quatro vezes a camisa por pontos.

Ciclistas para prestar atenção na Vuelta 2021

Tom Pidcock lidera prova de MTB em Tóquio | Foto Reuters
Tom Pidcock lidera prova de MTB em Tóquio | Foto Reuters

Além dos favoritos, alguns ciclistas devem ser acompanhados mais de perto pelo fã do ciclismo. Entre os estreantes, destaque para o campeão olímpico no MTB XCO, o britânico Tom Pidcock, da Ineos Grenadiers. O jovem norte-americano Quinn Simmons da Trek Segafredo, que deve disputar vitória em etapas e o belga Mauri Vansevenant da Deceuninck Quick Step.

Trajeto da Vuelta 2021: 3417km pela Espanha

Possivelmente a mais dura terceira semana de provas da história do ciclismo, assim o diretor da La Vuelta, Javier Guillén descreveu o desafio que os ciclistas irão encarar. Ao todo 184 ciclistas largam em Burgos com destino a Santiago de Compostela. Serão sete etapas com chegada em massa, duas disputas contrarrelógio, quatro etapas de média montanha e sete etapas de montanha além de duas etapas planas com chegada ao alto.

Entre as etapas de destaque, a chegada ao alto no Picón Blanco na etapa 3 e a chegada ao Alto de Velefique na etapa 9 serão destaques na primeira semana. Na última semana destaque especial para a etapa 17 com chegada em Lagos de Covadonga e na etapa 18 a escalada ao Alto d’El Gamoniteiru ambas fora de categoria.

Etapas Vuelta 2021
Etapas Vuelta 2021 | Arte A.S.O.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Roglic voa e vence primeira etapa em busca do tricampeonato da Vuelta!

O esloveno Primoz Roglic é o primeiro líder da Vuelta 2021. Roglic campeão das edições 2020 e 2019 foi o último a largar e venceu o contrarrelógio individual com seis segundos de vantagem sobre o espanhol Alex Aranburu. O também esloveno Jan Tratnik completou o pódio. O campeão olímpico na […]
Roglic, vencedor da Etapa 1 da Vuelta 2021 | Foto LaVuelta

Receba as novidades em seu e-mail