Primeiro dia no Velódromo tem quebra de recorde!

Luiz Papillon

Nessa madrugada começaram as disputas no Velódromo de Izu pelos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Logo no primeiro dia já tivemos quebra de recorde olímpico e mundial na perseguição por equipes.

Alemãs estabeleceram novo recorde mundial | Foto COI
Alemãs estabeleceram novo recorde mundial | Foto COI

Velocidade por equipe tem quebra de recorde olímpico

As chinesas dominaram a Velocidade por equipe e de cara já bateram o recorde mundial na primeira eliminatória, fazendo 31.804 contra 31.928 que fora obtido pelas chinesas em 2016 no Rio. Em chaves opostas a Alemanha seguiu o favoritismo batendo as seleções rivais até a final, quando as chinesas novamente voaram baixo e conquistaram a medalha de ouro. Na disputa da medalha de bronze a surpresa foi o Comitê Olímpico Russo vencer as neerlandesas.

  1. China
  2. Alemanha
  3. ROC

 

Velocidade por Equipes (Team Sprint)

A disputa é semelhante, porém sem a parte neural pois cada equipe (duas ciclistas no feminino e três no masculino) aceleram por três voltas cada. A cada volta o primeiro da equipe deixa a ponta para ficar por último. A equipe vencedora é a que obtiver o menor tempo, em caso de empate o desempate se dá pelo tempo na última volta.

Chinesas conquistam o ouro na Velocidade por Equipes | Foto COI

Perseguição por Equipe tem quebra de recorde mundial!

Logo na classificação para disputa de perseguição por equipes o recorde mundial foi batido pelas três primeiras colocadas, Alemanha, Reino Unido e Estados unidos. O recorde que havia sido estabelecido em 2016 no Rio era de 4:10:236 e os alemães fizeram 4:07:307.

Alemãs estabeleceram novo recorde mundial | Foto COI
Alemãs estabeleceram novo recorde mundial | Foto COI

Essa classificação determinou a ordem de duelos com a equipe mais rápida duelando contra a quarta equipe, a segunda contra a terceira, a quinta equipe contra a oitava e a sexta contra a sétima colocada.

Na disputa masculina também houve quebra de recorde, com as dinamarquesas estabelecendo 3:45:014, novo recorde olímpico, abaixo ainda do recorde mundial, também pertencente à Dinamarca, estabelecido em 2020. A disputa segue na madrugada de segunda para terça com disputa de medalha prevista para às 05:19h.

Perseguição por equipe (Team Pursuit)

Cada equipe de quatro ciclistas larga em lado oposto do velódromo e vence a equipe que alcançar seu oponente ou completar a distância no menor tempo. A disputa tem 4.000m totalizando 16 voltas na pista de 250m.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

O ciclismo anti-horário: Um retrato do ciclismo de Pista no Brasil

A modalidade olímpica que mais medalhas distribui, ao todo são 36 medalhas em seis disciplinas nas categorias masculina e feminina. E o Brasil não classificou, ou melhor não tentou classificar nenhum ciclista nesta modalidade. Os ciclistas que mais lutaram por uma vaga na pista vieram do projeto da ABEC Rio […]
Mundial de Paraciclismo Olímpico no Rio | Foto COB

Receba as novidades em seu e-mail