Colombiano Fernando Gaviria de 23 anos da Quick Step venceu a primeira etapa do Tour de France 2018. Agora Gaviria torna-se o segundo colombiano a utilizar a camisa amarela na história. Um dia que parecia calmo terminou de modo agitado na primeira etapa do Tour de France 2018. Dois imprevistos mudaram as expectativas, uma queda cortou o pelote deixando Richie Porte, Adam Yates, Bernal e Demáre de fora do grupo líder. Então restando quatro quilômetros para chegada Froome caiu também ficando no grupo atrás. Finalmente a 3,4km do final foi a vez de Nairo Quintana furar as duas rodas e também perder preciosos segundos.
Etapa 1 – Noirmoutier-en-L’île a Fontenay-le-Comte 201km
Após muita expectativa a primeira etapa do Tour de France 2018 foi muito movimentada. A etapa começou calma e um trio atacou logo no princípio:
- Yoann Offredo – Wanty Groupe
- Jerome Cousin – Direct Energie
- Kevin Ledanois – Fortuneo Samsic
Na marca de 119,5km a meta de sprint intermediária teve Cousin como vencedor, no pelote Gaviria coletou pontos para camisa verde com Greipel e Demare na sequência. Na marca de 173km a única subida categorizada do dia foi vencida por Kevin Ledanois da Fortuneo que com o o ponto conquistado lhe garantiu a camisa de rei da montanha ao final da etapa.
Côte de Vix
1 | 45 | LEDANOIS Kevin | ![]() |
![]() |
1 pts |
Restava o esperado sprint, mas o imponderado apareceu. Primeiro Demare, favorito ao sprint caiu com um grupo grande ficando fora da luta pela vitória na etapa, nesse grupo estava Egan Bernal escalador da Sky. Logo depois mais uma queda, desta vez Cris Froome foi parar na grama a 4km do final também sobrando para o grupo perseguidor. Ainda antes da marca de 3km (quando um problema mecânico ou queda dá ao ciclista o tempo do grupo onde estava) mais um problema para os favoritos, Nairo Quintana teve um furo e ficou para trás perdendo mais de um minuto.
No sprint, muita aceleração e a Quick Step com Max Richeze fez o que sabe melhor, preparou e lançou Gaviria para vitória num sprint acima de 70km/h. Peter Sagan chegou em segundo e Marcel Kittel bateu Alexander Kristoff nos milímetros para completar o pódio da primeira etapa. Fernando Gaviria vestiu a camisa amarela no final da etapa, acumulando também a camisa por pontos e a camisa branca. Cris Froome ficou 51 segundos atrás de Gaviria enquanto Quintana 1’15”. Yoann Offredo da Wanty Groupe foi escolhido o ciclista mais competitivo do dia.
Etapa 1 – 10 melhores classificados
Para Etapa 2 vestirão as camisas:
Fernando Gavíria
Peter Sagan
Dylan Groenewegen
Kevin Ledanois
Yoann Offredo
Quick Step