Lançamento: 3T Strada Due

Luiz Papillon

A marca italiana 3T lança nesta semana sua nova versão da sensacional 3T Strada, a versão Due. Visualmente o que mais chama atenção é o grupo 1X (apenas uma coroa na pedivela). Mas o projetista Gerard Vroomen lembra que a característica mais importante da nova Strada é ser a primeira bicicleta aerodinâmica de estrada projetada para receber pneus de até 30mm de largura.

No lançamento da Strada ano passado a visão dos engenheiros foi testada:

“Como será uma bicicleta de estrada daqui a cinco anos?”

Por quê dizemos daqui a cinco anos? Porque as pessoas levam um tempo para absorver o conhecimento sobre algumas tecnologias. Então o grupo 1X funciona muito bem para algumas pessoas enquanto em outras situações os grupos 2X ainda são preferidos. Para a 3T o uso do grupo 1X permite economizar 8 watts em arrasto aerodinâmico e 300g em peso. Essa economia vem da construção menos complexa do trocador, do quadro e da ausência de cabos, cambio dianteiro e da segunda coroa em si.

Conjunto 3T Strada

 

A nova 3T Strada Due tem as mesmas vantagens aerodinâmicas e conforto da Strada original, mas desenhada para receber também grupos eletrônicos 2X. Também disponível na versão TEAM, a Strada Due será utilizada em determinadas provas pela equipe Profissional Continental Aqua Blue. Utilizando o grupo 1X Mark Christian da Aqua Blue tornou-se o Rei da Montanha na Volta a Suíça, enquanto em algumas corridas os ciclistas preferiram grupo 2X.

3T Strada Duo com grupo Campagnolo Eletrônico 2X

Sem dúvidas as situações no pelote profissional são diferentes, com os ciclistas precisando andar exatamente no mesmo passo que outra centena de ciclistas. Assim a escolha por grupos 2X pode ser uma vantagem. Mas é interessante ouvir os profissionais dizer:

“Quando estiver fora do ciclismo profissional eu só utilizarei 1X, mas agora há corridas que eu prefiro continuar com 2X.”

Sobre a 3T. Fundada em 1965 como 3TTT (Tecnologia de Tubo Torino) a companhia renasceu desde que foi adquirida por Rene Wiertz do grupo SPA (Cinelli/Columbos) em 2010. Em 2015 o engenheiro Gerard Vroomen um dos fundadores da canadense Cervelo tornou-se sócio proprietário da 3T. A união de um homem do mundo de negócios com um projetista genial trás ao mercado produtos inovadores com preços competitivos.

No Brasil a marca 3T é representada e distribuida pela Labici.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Começa o Tour de france! Gaviria veste a camisa amarela no primeiro dia!

Colombiano Fernando Gaviria de 23 anos da Quick Step venceu a primeira etapa do Tour de France 2018. Agora Gaviria torna-se o segundo colombiano a utilizar a camisa amarela na história. Um dia que parecia calmo terminou de modo agitado na primeira etapa do Tour de France 2018. Dois imprevistos mudaram […]

Receba as novidades em seu e-mail