Jan Polanc vence no vulcão Etna, Bob Jungels assume Maglia Rosa

Luiz Papillon

Primeira etapa de montanha no Giro 2017 e que etapa! Além da chegada no topo do vulcão Etna ainda teve a passagem pela Femmina Morta um pico de segunda categoria e muito longo. Jan Polanc da equipe Emirates esteve na fuga o tempo todo e num esforço espetacular conquistou a etapa. Atrás dele Ilnur Zakarin da Katusha foi segundo atacando um pouco antes do quilômetro final com Geraint Thomas da Sky batendo Pinot no sprint em terceiro.

Somadas bonificações Bob Yungels assumiu a Maglia Rosa seis segundos a frente de Geraint Thomas,  e 10 segundos a frente dos demais favoritos. Como muitos disseram antes da prova não se ganha o Giro na quarta etapa mas pode-se perder o giro nela.

A etapa começou com tempo bom e expectativa de muitos ataques antes dos 60km onde começava a longa escalada de Femmina Morta, antes da largada um minuto de silêncio foram os respeitos aos seis anos da trágica morte de Wouter Weylandt no Giro de 2011. Passados 20km a fuga tomou forma com  Eugenio Alafaci da Trek-Segafredo, Jacques Janse Van Rensburg da Dimension Data, Pavel Brutt da Gazprom e Jan Polanc da Emirates. Ao passarem pelas cidades do pobre sul da Italia vimos paisagens belíssimas contrastadas com construções pitorescas, ao iniciarem a subida da Portella Femmina Morta, uma serra de 4,5% e longos 32km no topo da montanha Alafaci foi o primeiro conquistando os pontos de montanha mas o esforço o consumiu e dali em diante a fuga se resumiu ao trio Pavel Brutt, Rensburg e Polanc, naquele ponto com excelentes oito minutos de vantagem sobre o pelote. Momento em que chegou a notícia do abandono de Rohan Dennis da BMC que sofreu uma queda domingo e mesmo tentando largar acabou desistindo.

Antes da subida propriamente do vulcão, uma rampa dura em Biancavilla fez Pavel Brutt sobrar, nesse momento um entrevero entre Diego Rosa da Sky e Javier Moreno Bazan, não sabemos o motivo mas Bazan estava possesso e empurrou Diego Rosa.

Mais um pouco adiante e uma curva mal indicada levou parte da cabeça do pelote ao chão, a moto da organização fez o trajeto correto mas os ponteiros estavam rápidos demais para a curva e enquanto alguns simplesmente foram reto para retornar outros tentaram fazer a curva e foram ao chão. Tudo isso favoreceu o estabelecimento da vantagem da fuga, que já no início de subida do Etna se resumiu a Jan Polanc, atrás dele cerca de um minuto vinha o pelote com os favoritos enquanto o então maglia rosa Fernando Gaviria sofria atrás. Entre os favoritos o primeiro ao ataque foi Nibali, logo neutralizado em seguida Zakarin atacou e os demais demoraram em reagir ao ataque, que rendeu um segundo lugar ao russo da Katusha. Jan Polanc venceu com 19 segundos de vantagem sobre Zakarin e 29 segundos sobre Thomas que bateu Pinot no sprint, e empatados estão todos até o 22º colocado. Entre os favoritos o único a tomar tempo foi o português Rui Costa, que agora esta 46″ atrás do líder.

Confira os melhores momentos:

Os dez primeiros assim ficaram:

1 Jan Polanc (Slo) UAE Team Emirates 4:55:58
2 Ilnur Zakarin (Rus) Katusha-Alpecin 0:00:19
3 Geraint Thomas (GBr) Team Sky 0:00:29
4 Thibaut Pinot (Fra) FDJ
5 Dario Cataldo (Ita) Astana Pro Team
6 Tom Dumoulin (Ned) Team Sunweb
7 Bob Jungels (Lux) Quick-Step Floors
8 Adam Yates (GBr) Orica-Scott
9 Bauke Mollema (Ned) Trek-Segafredo
10 Vincenzo Nibali (Ita) Bahrain-Merida

E a disputa pela Maglia Rosa ficou:

1 Bob Jungels (Lux) Quick-Step Floors 19:41:56
2 Geraint Thomas (GBr) Team Sky 0:00:06
3 Adam Yates (GBr) Orica-Scott 0:00:10
4 Vincenzo Nibali (Ita) Bahrain-Merida
5 Domenico Pozzovivo (Ita) AG2R La Mondiale
6 Nairo Quintana (Col) Movistar Team
7 Tom Dumoulin (Ned) Team Sunweb
8 Bauke Mollema (Ned) Trek-Segafredo
9 Mikel Landa (Spa) Team Sky
10 Thibaut Pinot (Fra) FDJ

A maglia ciclamino, camisa de lider por pontos segue com Andre Greipel da Lotto Soudal com 81 pontos ante 74 de Teklehaimanot da Dimension Data, enquanto a maglia azurra a de líder de montanha agora fica com Jan Polanc que acumula 43 pontos ante 22 de Teklehaimanot. Na maglia bianca, a disputa entre os jovens abaixo de 25 anos, Jungels também é lider com Adam Yates 10s atrás.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Froome atropelado no sul da França

Esta semana postamos duas notícias pesadas sobre ciclistas sendo empurrados para fora da pista ou atropelado e hoje pela manhã o tricampeão do Tour de France Chris Froome postou em sua conta no Twitter a imagem de sua Pinarello destruída após um motorista impaciente o perseguir e atropelar só pelo […]

Receba as novidades em seu e-mail