Mathieu van der Poel destroi a concorrência e vence de ponta a ponta a Copa do Mundo de cyclo-cross em Zonhoven. Thibau Nys foi o segundo e Joran Wyseure o terceiro.
Copa do Mundo de Cyclo-cross: Zonhoven
O famoso tobogã de areia chamado Kuil abriu a fase natalina de cyclo-cross com um passeio de Mathieu van der Poel. Se na elite feminina tivemos uma prova muito disputada, na elite masculina o domínio foi absoluto. A disputa de Zonhoven acontece desde 2006 e tinha Sven Nys e Mathieu van der Poel como recordistas com quatro vitórias cada. Isso claro mudou hoje com a vitória avassaladora de Van der Poel. Pela quinta vez como etapa da Copa do Mundo, Zonhoven é um circuito marcado pelo tobogã de areia chamado Kuil (poço em neerlandês) e um dos circuitos com maior público na temporada. Os ciclistas passam por duas descidas longas separadas pela primeira área de box e no final da volta a segunda passagem pelos boxes é encaixotada entre duas caixas de areia, permitindo uma troca de bike mais tranquila (ou seja o ciclista só para no primeiro pit se tiver problemas, caso contrário a segunda passagem é mais fácil).
Primeira das dez provas que o seis vezes campeão mundial da modalidade, Mathieu Van der Poel colocou no seu calendário, Zonhoven ganhou muito em expectativa só pela presença do astro da Alpecin Deceuninck. E Mathieu van der Poel não tomou conhecimento da concorrência, largou, apontou na entrada do Kuil no grupo líder e na saída do Kuil já estava alguns metros a frente do grupo para abrir uma vantagem absurda. E Van der Poel não construia sua vantagem apenas nos trechos de força, mas principalmente nos trechos mais técnicos e de corrida. Mathieu descia o Kuil deslizando e controlando a bicicleta de tal forma que saia 3-4s mais rápido que os demais. Assim Na abertura da quarta volta, Van der Poel já estava mais de um minuto a frente de Thibau Nys. A corrida pelo terceiro lugar tinha um grupo de oito ciclistas liderado por Lars Van der Haar e com Toon Aerts, Michael Vanthourenhout, Eli Iserbyt, Laurens Sweeck entre outros.
Nys se manteve sempre dez a quinze segundos a frente da disputa pelo terceiro lugar, que essa sim foi bastante disputada com Joran Wyseure confirmando seu lugar no pódio somente no sprint de chegada. Van der Poel chegou “com o uniforme limpo” e vantagem de 1min30s para o segundo colocado, Thibau Nys.
Confira a prova de Cyclo-cross de Zonhoven na íntegra
Resultados
Results powered by FirstCycling.com
O cyclo-cross ou ciclocrosse
O ciclismo no hemisfério norte é um esporte disputado entre a primavera e o outono, enquanto no inverno os ciclistas deixam as estradas e passam a competir no cyclo-cross. Bélgica, Países-baixos e França detém a hegemonia da modalidade que tem seu mundial disputado desde 1950 entre os homens e 2000 entre as mulheres. As principais competição em ordem de importância são:
- Campeonato mundial
- Copa do Mundo – Disputa em etapas criada em 1993.
- Superprestige – Disputada em etapas por pontos desde 1982
- X2O Trofee – Disputada em etapas por tempo acumulado desde 1987
- Exact Cross – Provas isoladas sem um campeonato.
As provas de cyclo-cross são disputadas em circuitos e moduladas para duração próxima a uma hora