Portugal conquista ouro na Madison e prata na Omnium no ciclismo de pista

Luiz Papillon

Um feito histórico para o ciclismo português, Iuri Leitão e Rui Oliveira conquistaram a medalha de ouro na disputa de Madison em uma final apertadíssima. Antes o campeão mundial de Ominium, Iuri Leitão havia conquistado a medalha de prata.

Iuri Leitão e Rui Oliveira | Foto: Alex Broadway/Getty Images

Jogos Olímpicos Paris 2024 – Portugal é prata no Omnium e ouro na Madison no ciclismo de Pista

O ciclismo de pista levou alegria ao povo português com duas medalhas olímpicas. Iuri Leitão, ciclista de 26 anos de Viana do Castelo conquistou a prata na Ominium, atrás do francês Benjamin Thomas. Nas últimas dez voltas de disputa de 100 voltas, Thomas marcou o português e terminou com o ouro para os anfitriões.

“As emoções estão aqui, a prova foi longa e dura, e os ciclistas excelentes, eu lutei o tempo todo e quando cruzei a linha eu percebi que havia conquistado uma medalha. É inacreditável.”

Benjamin Thomas durante a disputa de Omnium – FOTO UCI Track Cycling

Algo que poucos viram durante a disputa foi que Benjamin Thomas chegou a cair, Iuri poderia ter atacado e tirado vantagem, tirado pontos que poderiam lhe valer o ouro, mas esperou o francês voltar a frente do grupo. Um gesto sobretudo de esportividade e que vale mais que ouro.

Pódio olímpico:

  1. Benjamin Thomas – França
  2. Iuri Leitão – Portugal
  3. Fabio van den Bossche – Bélgica
Pódio Olímpico na Omnium – Foto AP

A disputa de Omnium no Ciclismo

A disputa de Omnium consiste em quatro provas, onde os vencedores das 3 primeiras disputas acumulam 40,38.36 pontos, levando a somatória para a última e decisiva prova. O omnium está presente nos Jogos Olímpicos desde 2012 e seu formato atual é:

  • Scratch, uma disputa de 10km no masculino e 7,5km, onde o primeiro é o vencedor.
  • Tempo, os ciclistas ganha 1 ponto a cada volta na liderança ou  20 pontos dando a volta no grupo, o ciclista que perde volta, perde 20 pontos.
  • Eliminação, a cada sprint o último ciclista é eliminado.
  • Pontos, os pontos acumulados ao final das três primeiras voltas são o início da prova de pontos e a cada 10 voltas há um sprint dando 5,3,2 e 1 pontos e na última volta o sprint vale o dobro. Quem tiver o maior número de pontos, é o campeão.

Dupla de ouro histórico para Portugal

A dupla portuguesa Iuri Leitão e Rui Oliveira venceu ontem a disputa de Madison pelo ciclismo de pista nos Jogos Olímpicos. Iuri que havia conquistado a medalha de prata, ultrapassou Sergio Paulinho (Prata na Estrada em 2004) e tornou-se o maior nome olímpico do ciclismo português.  A medalha, que foi o primeiro ouro olímpico para Portugal em 2024, os portugueses conquistaram 55 pontos e superaram a dupla italiana com Simone Consonni e Elia viviani com 47 pontos. A medalha de bronze ficou para os dinamarqueses Nicklas Larsen e Michael Morkov com 41 pontos.

  1. Iuri Leitão e Rui Oliveira – Portugal – Ouro
  2. Simone Consonni e Elia Viviani – Itália – Prata
  3. Niklas Larsen e Michael Morkov – Dinamarca – Bronze

Via X (antigo Twitter) Rui Oliveira marcou Cristiano Ronaldo “Façam isto chegar ao meu ídolo”, mostrando a comemoração pelo ouro olímpico “a moda Cristiano Ronaldo”:

Rui Oliviera e Iuri Leitão

A mensagem foi bem recebida pelo jogador de futebol que parabenizou a dupla via rede social.

 

A disputa de Madison

Se a Omnium é a disputa mais jovem do ciclismo de pista, a Madison por sua vez é antiga. O nome vem de Madison Square Garden em Nova Iorque nos EUA e muitas vezes a disputa foi chamada de “a americana”, onde uma lei limitou as disputas exaustivas de ciclismo ainda no século 19. Somente em 2000 a Madison entrou para os jogos olímpicos. A disputa consiste em duplas de revezamento que disputam 50km (200 voltas no velódromo de 250m), a cada volta o ciclista “ativo” acelera para o melhor tempo enquanto o colega “descansa” no alto da pista, na volta seguinte eles aceleram e precisam se tocar para concluir o revezamento.

 

Os medalhistas portugueses

Iúri Gabriel Dantas Leitão, de 26 anos é ciclista profissional português, compete pela equipe de segunda divisão do ciclismo, Caja Rural. No ciclismo de pista Iuri foi tricampeão europeu no Scratch (2020/22/24), campeão mundial omnium (2023) e agora vice campeão olímpico na omnium e campeão olímpico na Madison. Na estrada, Iuri conquistou o Tour de Hellas na Grécia em 2024 e uma etapa da Volta ao Alentejo em Portugal.

Natural de Viana do Castelo, no norte de Portugal, Iúri começou no ciclismo pela escola de Santa Maria, depois passando por equipes locais. Chamando atenção como júnior tanto na estrada como na pista. Em 2021 venceu uma etapa do GP Douro Internacional e logo foi anunciado como ciclista profissional pela equipe espanhola Caja Rural.

Rui Filipe Alves Oliveira, de 27 anos é ciclista profissional português, compete pela equipe WorldTour UAE Team Emirates. No ciclismo de pista, Rui conquistou a medalha de ouro nos jogos olímpicos de Paris 2024 ao lado de Iúri Leitão na disputa de Madison. Natural de Vila Nova de Gaia, região do Porto, é irmão gêmeo de Ivo Oliveira que também compete pela equipe UAE. Quem introduziu os gêmeos na modalidade foi o mais irmão mais velho, Helder e que deu a primeira bicicleta a ambos. Rui conquistou a primeira medalha em 2013 no europeu júnior de scratch. As equipes de estrada, com maior estrutura atraíram os irmãos que passaram pela Bairrada, Liberty Seguros-Carglas e depois em 2017 a Axeon-Hagens Berman (dirigida por Axl Merckx). O desempenho na pista chamou atenção da equipe UAE-Team Emirates. Muito bem humorado costuma postar vídeos com Tadej Pogacar (três vezes campeão do Tour de France).

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Kasia Niewadoma assume camisa amarela

Kata Blanka Vas venceu a etapa, Niewadoma ficou em segundo e Lianne Lippert completou o pódio. O Tour de France feminino teve uma situação inusitada em sua etapa 5 com a então  líder Demi Vollering caindo e vendo suas colegas de equipe disputando a vitória. Largando de Bastogne na Bélgica […]

leia também

Receba as novidades em seu e-mail