O suíço Marc Hirschi venceu a Clássica San Sebastian batendo o francês Julian Alaphilippe na chegada da clássica que retoma o WorldTour após o Tour de France e os Jogos Olímpicos.
A Clássica San Sebástian, marcou o retorno do ciclismo profissional após o Tour de France e os Jogos Olímpicos. Sem Remco Evenepoel que venceu três vezes a prova, a expectativa era uma disputa com protagonistas como Julian Alaphlippe (Soudal Quick-Step), Mikel Landa (Soudal Quick-Step), Isaac del Toro e Marc Hirschi (UAE) e Alex Aranburu (Movistar). Um dia ensolarado com milhares de pessoas por todo trajeto no País Basco (Região autônoma da Espanha), a prova contou com uma fuga inicial que contou com o britânico Simon Carr (EF) e o eritreu Amanuel Gherbreigzabhier (Lidl-Trek). Mais tarde foi a vez do francês Pavel Sivakov atacar a 40km do final e sustentar a ponta até quase o final da prova.
Na perseguição um grupo de 19 ciclistas manteve Sivakov sempre na mira, e na temida subida do Iotegi com trecho de até 27% de inclinação, veio o ataque de Alaphilippe, apenas o suíço Marc Hirschi conseguiu seguir o francês e a perseguição ficou toda despedaçada. O belga Lennert van Eetvelt (Lotto) e o estadunidense Kevin Vermaerke (DSM) eram os mais próximos e depois um grupo com Isaac del Toro (UAE), Brandon McNulty (UAE), Michael Woods (Israel) e Jonathan Narváez (Ineos) perseguiam.
Na entrada do quilômetro final, ficou claro que a disputa seria entre Alaphilippe e Hirschi. A dupla revezou se preocupando com a perseguição e diminuindo o ritmo para buscar o melhor momento para lançar o ataque, quase como em uma disputa de velocidade no ciclismo de pista. E no sprint, o suíço Marc Hirschi conquistou seu melhor resultado na temporada a frente do bicampeão mundial de 2020/21, Julian Alaphilippe. O belga Lennert van Eetvelt completou o pódio pela Lotto Dstny.
Classificação Clássica San Sebástian – 2024
Results powered by FirstCycling.com