Kata Blanka Vas venceu a etapa, Niewadoma ficou em segundo e Lianne Lippert completou o pódio.
O Tour de France feminino teve uma situação inusitada em sua etapa 5 com a então líder Demi Vollering caindo e vendo suas colegas de equipe disputando a vitória.
Largando de Bastogne na Bélgica e chegando em Amnéville na França com 152km com muito sobe e desce mas sem grandes subidas. A fuga do dia contou com a campeã mundial de cyclocross, Fem van Empel (Visma), com a belga Julie van de Velde e a neerlandesa Lois Adegeest (FDJ Suez). Restando 15km para o final, o pelote reduziu a vantagem para 20s e manteve a fuga no alcance visual. Julie van de Velde tentou atacar várias vezes, mas não conseguia se destacar.
A 6.3k. do final uma queda afetou o pelote e levou a líder Demi Vollering ao chão. E então o inusitado aconteceu, a própria equipe SD Worx atacou na ponta enquanto Vollering ficava sozinha. Um pouco depois, Mischa Bredwold parou para esperar a colega e minimizar as perdas.
No final, a campeã húngara, Kata Blanka Vas venceu a etapa, Kasia Niewadoma ficou em segundo lugar e Liane Lippert completou o pódio. Pela classificação Geral, Niewadoma agora lidera com 28s sobre Kirsten Faulkner.
A noite, Vollering postou nas redes sociais sobre o azar e brincou mostrando uma foto de costas dizendo:
” Quando meu traseiro ainda estava inteiro “
Classificação da Etapa 5 do Tour de France Feminino
Results powered by FirstCycling.com