O brasileiro Lucca Marques “Batata” conquistou a medalha de prata no mundial de ciclismo de pista júnior na China. Sem equipe de apoio, o brasileiro contou com ajuda da seleção belga que emprestou uma roda e subiu ao pódio na Corrida por Pontos. O brasileiro dividiu o pódio com o belga Nicolas Aernouts, medalhista de ouro e com o britânico Finlay Tarling, que ficou com o bronze. O mundial segue até domingo.
Lucca Marques Ferreira Silva, o “Batata”, conquistou a medalha de prata no Campeonato Mundial Júnior de Ciclismo de Pista na prova da corrida por pontos. O atleta, que compete pela equipe de ERT Indaiatuba, ficou atrás apenas do belga Nicolas Aernouts, que levou o ouro, Nicolas compete pela equipe local belga Avia Rudyco. O bronze ficou com o britânico Finlay Tarling, que compete regularmente pela Israel Academy (equipe de base da ProTeam Israel PremierTech).
O mundial júnior de ciclismo de pista está sendo disputado em Luoyang, na China, entre 22 e 25 de agosto. Lucca é o único brasileiro na disputa, com índice obtido no Pan de Assunção no Paraguai.
Embora a Confederação Brasileira de Ciclismo não tenha divulgado convocação, aparentemente o ciclista não teve equipe de apoio.
O atleta brasileiro recebeu ajuda da delegação belga que emprestou uma roda para a disputa.
A CBC efetuou e deu suporte ao atleta no trâmite de vistos e toda inscrição junto a UCI para a participação do atleta, já a viagem do atleta foi financiada pela equipe e apoiadores pessoais.
A corrida por pontos no ciclismo de pista
A corrida por pontos é uma prova de ciclismo em pista disputada por 20 a 30 ciclistas numa distância máxima de 40 quilómetros para os homens e 25 quilómetros para as mulheres. A classificação final é determinada pelos pontos ganhos e acumulados durante a corrida. A cada 10 voltas, um sino toca, indicando que aqueles que cruzarem a linha de chegada em primeiro lugar ganharão pontos. O primeiro colocado ganha 5 pontos, o segundo 3 pontos, o terceiro 2 pontos e o quarto 1 ponto. Caso um ciclista consiga dar volta no grupo todo, esse ciclista conquista 20 pontos.
A corrida por pontos é uma prova estratégica, onde os ciclistas precisam de encontrar um equilíbrio entre ganhar pontos e evitar quedas.