La Vuelta: Michael Woods vence, O’Connor sobra e vê Roglic ameaçar liderança

Luiz Papillon

Uma daquelas etapas para ver e rever, exceto para Ben O Connor! O campeão canadense Michael Woods venceu a partir da fuga, Wout van Aert lidera também a camisa de montanha e Primoz Roglic vai colando em Ben O ‘Connor.

Michael Woods

La Vuelta Etapa 13 – Lugo a Puerto Ancares – 176km

A La Vuelta 2024 se despede da Galícia com uma etapa memorável com chegada a Puerto de Ancares, uma subida terrível com 7,4km a 9% de inclinação porém com um trecho tenebroso a 15%. Uma fuga enorme com 24 ciclistas sem interesse na classificação geral pôde partir com tranquilidade. O grupo abriu mais de 14min de vantagem. O trajeto passou por uma subida Cat3 e duas Cat2 antes de chegar ao Puerto de Ancares. Wout van Aert coletou muitos pontos de montanha o que lhe conferiu ao final da etapa a camisa de Rei da Montanha. Durante a decida, Brandon McNulty (UAE) caiu e fez com que o grupo líder “quebrasse”.

Na escalada a Puerto Ancares, o primeiro ataque veio com Mauro Schmid, o campeão suíço (Jayco AlUla) acelerou e foi seguido apenas por Michael Woods (Israel Premier Tech), logo Woods deixou Schmid para trás e seguiu solo rumo a vitória. O espanhol Marc Soler (UAE) ainda perseguiu Schmid, mas o suíço conseguiu salvar o segundo lugar com Soler chegando logo atrás em terceiro. Wout van Aert foi o quarto e os olhos imediatamente se voltaram para a disputa entre os favoritos a classificação geral.

Ainda com gregários da RedBull Bora Hansgrohe na ponta, o australiano Ben O’Connor (Decathlon Ag2r) começou a escorregar para o fundo do grupo. Foi o sinal para Dani Martinez fazer seu trabalho e logo Primoz Roglic estava na ponta amassando os pedais e colocando um ritmo intenso para ninguém o seguir. O esloveno três vezes campeão da Vuelta seguiu se aproveitando dos sobrados da fuga e reduziu drasticamente a vantagem de O’Connor. O único ciclista que conseguiu seguir, ainda que não de muito perto foi o basco Mikel Landa para alegria dos fãs espanhóis. No fim, Roglic reduziu a vantagem de O’Connor para 1min21s e deixou Enric Mas (Movistar) a 1min49s atrás.

Prévia da Etapa 14 da Vuelta 2024

Com largada na província de Castela e Leão na cidade de Villafranca del Bierzo a Vuelta terá duas subidas categorizadas com o Puerto de Leitariegos, com 24km d escalada e cume a 17km do final da etapa em Villablino. Mais uma etapa para fuga? Provavelmente, mas é uma chance boa para ataques novamente de Roglic e companhia contra Ben O’Connor que se mostrou muito cansado nesta sexta feira.

 

Classificação La Vuelta 2024 – Etapa 13

Results powered by FirstCycling.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

La Vuelta: Kaden Groves vence sprint, Wout van Aert é segundo

A Visma trabalhou muito para não deixar  a fuga vingar, mas no sprint foi a Alpecin que se deu melhor com vitória para o australiano Kaden Groves sobre Wout van Aert. Ben O ‘Connor manteve a camisa vermelha por mais um dia. La Vuelta 2024 – Etapa 14 – Villafranco […]

leia também

Receba as novidades em seu e-mail