A ciclista Tamires Radatz da equipe Avaí de ciclismo venceu o campeonato brasileiro de ciclismo de estrada. Apenas seis meses após ser mãe, Tamires conquistou o brasileiro de ciclismo, sua maior vitória esportiva. Em segundo ficou Taíse Benato, também da equipe Avaí e Márcia Fernandes completou o pódio pelo time Fernandes de Goiás.
Prova Feminina Elite e Sub23 – Campeonato Brasileiro de Ciclismo
Uma prova intensa sob muito calor em 11 voltas no circuito montado em Palmas no Tocantins consagrou a campeã brasileira de 2024 no ciclismo de estrada. A fuga do dia contou com quatro ciclistas até a última volta quando câimbras tiraram Lara Marinho do grupo que tinha Taise Benato, Marcela Toldi e Márcia Fernandes. O pelote politicou e não trabalhou para buscar a fuga, ficando a responsabilidade toda com Tota Magalhães, campeã de 2023 que eventualmente tinha ajuda de Aline Mariga, campeã brasileira de 2022. Na penúltima volta, Tamires Radatz saltou do pelote e começou a perseguir as escapadas.
Na volta final, Márcia Fernandes tentava atacar para largar as passistas de roda enquanto o pelote dava o último salto em busca de reduzir a diferença que se manteve estável ao redor dos dois minutos durante toda a prova. No final da última volta aconteceu o ataque, Tamires encostou e passou como uma moto para vencer o campeonato brasileiro de 2024.
Results powered by FirstCycling.com
Palmas, da herança do carrocentrismo para o século 21
A cidade de Palmas no Tocantins, é a capital e maior cidade do estado mais jovem do Brasil, fundada em 1989 a cidade foi planejada nos moldes do desenvolvimentismo do século 20. Inspirada no movimento modernista e na arquitetura hostil de Brasília, o projeto de Palmas possui uma malha viária imensa e uma despreocupação com o pedestre, com o ciclista, baseia-se basicamente no uso extensivo do automóvel. Motivos esse que as paisagens da cidade são basicamente estrutura viária. Apesar desse contexto, a atual administração da cidade de Palmas trabalha para estabelecer um plano de mobilidade urbana que permita a correção desses problemas. Atualmente o plano está na fase de diagnóstico, buscando estabelecer indicadores de desempenho da mobilidade urbana.
Trajeto em circuito urbano se repete enquanto número de inscritos mostra força do Cerrado
O circuito já conhecido da edição 2022 do Campeonato Brasileiro de Ciclismo tem 10,34km montado em uma rodovia, as dificuldades foram típicas de uma prova “vira quarteirão” adicionadas ao tempero do Cerrado, um calor seco, intenso e muito vento oferecendo oportunidades de cortes no pelote.
É bem verdade que o anúncio da prova no Cerrado nos tenha dado esperanças de uma disputa passando por estradas do cerrado e pela Serra do Lajeado. Contudo, com apoio do governo da cidade de Palmas e da Federação Tocantinense de Ciclismo, a realização do Brasileiro de Ciclismo em Palmas é sem dúvida um feito que merece elogio.
Em um país de dimensões continentais, levar o ciclismo para locais fora do eixo tradicional que envolve São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro é um meio de popularizar o esporte e o número de 450 inscritos mostra exatamente isso. A Confederação Brasileira de Ciclismo contou com a transmissão do Time Brasil, o canal olímpico brasileiro.