Tadej Pogacar segue canibalizando o Giro d’Italia e venceu a etapa 8 no Prati di Tivo em um sprint entre o grupo de favoritos.
Pela classificação geral, Pogacar aumenta a vantagem para Dani Martínez.
Giro d’Italia 2024 – Etapa 8 – Spoleto a Prati di Tivo – 152km
Giro d’Italia 2024 – Etapa 8 – Spoleto a Prati di Tivo – 152km
Hoje, ocorreu a primeira chegada “de verdade” ao alto no Giro d’Italia 2024, com três subidas categorizadas em 152km e 3.750m de altimetria acumulada. Antes da largada, foi confirmado o abandono do francês Christophe Laporte, tornando o Giro melancólico para a Visma Lease a Bike.
Prati di Tivo foi palco do Giro em 1967 e 1975, quando Giovanni Battaglin conquistou a vitória. Tadej Pogacar já estava familiarizado com a subida desde a Tirreno Adriático de 2021.
Após um início hesitante, a fuga do dia se formou, com Julian Alaphilippe reclamando de Nairo Quintana por não colaborar.
Quintana logo ficou para trás, e a fuga do dia teve:
- Jhonatan Narvaez (Ineos),
- Magnus Sheffield (Ineos),
- Alessandro Verre (Arkéa-B&B Hotels),
- Simon Geschke (Cofidis),
- Valentin Paret-Peintre (Decathlon-AG2R),
- Georg Steinhauser (EF Education),
- Julian Alaphilippe (Soudal-Quick-Step) e
- Romain Bardet (DSM-Firmenich)
Enquanto isso, o pelotão manteve a fuga à distância e, ao se aproximarem da subida final, o ritmo aumentou. Gradualmente, os favoritos foram se destacando do grupo, e na escalada final, o grupo reduziu para quatorze ciclistas, com a UAE controlando o ritmo, e Rafal Majka sendo o gregário de Tadej Pogacar.
No sprint final, Majka liderou Pogacar até os 200m finais, permitindo que o esloveno confirmasse mais uma vitória no Giro. Dani Felipe Martínez (Bora) ficou em segundo lugar, seguido por Ben O’Connor (Decathlon) em terceiro.
Results powered by FirstCycling.com