A primeira monumento da temporada 2024 de ciclismo: Milano Sanremo

Luiz Papillon

Neste sábado acontece a 115ª Milano Sanremo! A clássica da Primavera que parte da Lombardia até a Riviera Italiana começa as 05:30h de sábado. Com quase 300km de distância, a prova deve terminar por volta das 12:30 com cerca de sete horas de disputa.

Milano Sanremo 2022 | Foto RCS
Milano Sanremo 2022 | Foto RCS

Milão San Remo a Clássica da Primavera

La Primavera acontece desde 1907, uma das cinco provas de um dia, chamadas clássicas conhecidas por monumentos. Clique aqui para conhecer as outras quatro provas. Uma das provas mais fáceis de completar e uma das mais difíceis de vencer. São quase 300km entre Milão e Sanremo, partindo de Pavia (45km ao sul de Milão) e chegando na Liguria ou Riviera Italiana como é conhecida a região de Sanremo pertinho da fronteira com a França.

Mapa Milano Sanremo 2024

O principal desafio dos ciclistas que disputam a vitória na Milano Sanremo é poupar energia. Com poucas e duras subidas concentradas no final, basicamente a prova mostra duas alternativas de disputa, sprint ou ataques em uma das duas últimas subidas: Cipressa e Poggio di Sanremo.

A estratégia dos velocistas é poupar pernas nas subidas, contar com os gregários para neutralizar ataques e decidir no sprint. Vitórias no sprint em Sanremo consagraram nomes como Mark Cavendish e mesmo Eddy Merckx, o maior vencedor da Milano Sanremo com sete vitórias. Já vitórias precedidas de ataques consistem na estratégia de atacar ou na Cipressa ou no Poggio di Sanremo, e as vezes atacar em ambos os pontos para deixar os adversários para trás. Usualmente alguns ciclistas conseguem escapar nesses trechos e provocam uma perseguição ao final de quase 300km de disputa. Foi o caso da edição 2023 que contou com vitória de Mathieu van der Poel.

Eddy Merckx vence a Milano Sanremo 1972

Para o Brasil a transmissão deve acontecer apenas na RAI Internacional, por volta das 10h da manhã. A DSports, braço do grupo Directv detém os direitos da prova para o Brasil, mas a informação que temos é de que não irá ao ar.

Vento a favor e tempo bom!

A prova que já teve disputa até com neve como em 2013, desta vez tem previsão não só de tempo bom, mas de vendo predominante a favor. Ao longo de 300km isso favorece duas situações de prova, primeiro a velocidade de prova tende a ser mais alta, favorece também os velocistas, que por ficarem mais tempo protegidos, terão mais energia no final. Além de sempre haver a remota mas divertida (para quem está no sofá) possibilidade da fuga vingar.

Uma alternativa que pode acontecer na Milano Sanremo 2024 são os ataques de longa distância. Isso se dá também pelo bom tempo e pela característica de alguns favoritos como Tadej Pogacar que venceu no começo do mês a Strade Bianche com um ataque de 80km solo.

Favoritos a vitória na Milano Sanremo 2024

Entre os 168 ciclistas que devem largar na Milano Sanremo 2022, sete já venceram a prova. Mathieu van der Poel, atual campeão mundial começa sua temporada na Milano Sanremo, depois de uma temporada de cyclo-cross onde massacrou a concorrência, Tadej Pogacar vem de uma vitória esmagadora na Strade Bianche enquanto Mads Pedersen chega com uma Paris Nice nas pernas onde subiu muito bem e mostrou resistência ao frio e chuva. Além deles os velocistas Jasper Philipsen, Jonathan Milan e Olav Kooik são destaque bem como o perigoso Matej Mohoric que já venceu uma vez (lembra da prova do “canote retrátil”?).

 

Tadej Pogacar vence Strade Bianche! | Foto Strade Bianche
Tadej Pogacar vence Strade Bianche! | Foto Strade Bianche

Para o público brasileiro, temos a esperança de uma boa participação de Vinicius Rangel pela Movistar. O jovem brasileiro que ainda busca renovar seu contrato com a tradicional equipe espanhola (a Movistar está para o ciclismo assim como a Ferrari para a F1) chegou a ser retirado da lista prévia no começo de março, mas voltou a lista de participantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

MiTo - Milano Torino, a prova de ciclismo mais antiga

Nesta quarta feira acontece a 105ª Milano Torino, a prova de ciclismo mais antiga do mundo, disputada desde 1876. Uma prova que atravessa três séculos e faz parte do calendário ProSeries. O canal por assinatura DSports da Directv detém os direitos de transmissão mas não deve levar ao ar, assim […]

Receba as novidades em seu e-mail