Caio Godoy é campeão brasileiro de ciclismo

Luiz Papillon

O campineiro Caio Godoy superou uma queda onde sua bicicleta ficou destruída, se recuperou durante os 183km de prova em Cascavel no Paraná para da fuga atacar e conquistar o campeonato brasileiro de ciclismo de estrada elite 2023. Atrás no sprint Pedro Leme ficou com o título sub-23.

Pódio do campeonato brasileiro de ciclismo 2023 - Caio Godoy ao centro, Didi Melo e Kleber Ramos
Pódio do campeonato brasileiro de ciclismo 2023 – Caio Godoy ao centro, Didi Melo e Kleber Ramos

Campeonato Brasileiro de Ciclismo 2023 – Cascavel

Resumo, resultados e classificação

Com 324.000 habitantes, Cascavel é conhecida como a Capital do Oeste do Paraná é tida como a terceira melhor cidade para se viver no Brasil. Com temperatura média em junho ao redor dos 16º e máxima na casa dos 21º os ciclistas enfrentaram um clima bem mais ameno que o de Palmas, onde aconteceu o campeonato de 2022.

Vista de Cascavel no Paraná | Foto Senge
Vista de Cascavel no Paraná | Foto Senge

Apesar de apenas 71 anos de sua emancipação, Cascavel tem traços de ocupação desde o século 16 ainda ocupada por espanhóis com o nome de Ciudad Real del Guahyrá. O ciclo da erva-mate levou colonos e descendentes de imigrantes eslavos para a região no século 18, mas a urbanização teve uma explosão a partir de 1928 com a chegada de imigrantes de origem polonesa, alemã, ucraniana e italiana.

O campeonato brasileiro de ciclismo de estrada elite e sub-23 foi disputado na BR-467 com temperatura de 24º. O trajeto de 183km previu uma passagem na meta de chegada a 25km do final.

A prova ficou mais dura nos 40km finais onde Lauro Chaman estava na fuga e acabou ficando solo com 50 segundos de vantagem para o primeiro grupo perseguidor. Em um trecho de subida Lauro foi neutralizado e outro grupo atacou com
Alan Maniezo, Didi e Caio Godoy entre os escapados. A disputa foi intensa entre os grupetos onde a perseguição tinha Nicolas Sessler, Bozó e Alessandro Guimarães.

Nos quilômetros finais Caio avisou a equipe de apoio que tinha intenção de atacar na subida final do trevo até a chegada e foi exatamente o que ele fez. O campinense Caio Godoy de 28 anos que compete regularmente pela equipe Swift Carbon é o campeão brasileiro de ciclismo elite. Atrás em disputa no sprint, Pedro Leme que compete pela equipe de Santos ficou com o título sub-23.

Pódio do campeonato brasileiro de ciclismo 2023 - Sub-23
Pódio do campeonato brasileiro de ciclismo 2023 – Sub-23

Classificação Campeonato Brasileiro Ciclismo 2023 – Sub-23

  1. Caio Godoy – Swift Carbon Pro Cycling
  2. Rodrigo Araújo de Melo – Unifunvic Pindamonhangaba
  3. Kleber Ramos da Silva – Unifunvic Pindamonhangaba

Classificação Campeonato Brasileiro Ciclismo 2023 – Sub-23

  1. Pedro Leme – Santos Cycling
  2. Vitor Cesar de Paula – Valverde Team
  3. Vitor Pompeu – Swift Carbon Pro Cycling

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

O Tour de France 2023 começa neste sábado no País Basco

Neste sábado começa o Tour de France 2023, conheça o trajeto e saiba como assistir ao maior evento do ciclismo mundial. A largada acontece em Bilbao no País Basco, região autônoma da Espanha. Durante 21 dias 176 ciclistas divididos em 22 equipes irão disputar a prova mais icônica do ciclismo […]

Receba as novidades em seu e-mail