Sertões faz desafio em Pirinópolis

Luiz Papillon

Uma das mecas do mountain bike no país, cidade histórica de Goiás recebe o primeiro desafio do ano sobre duas rodas com a assinatura do maior rally do mundo. Percurso guarda belezas e poesia, mas será exigente. Ação Social do Sertões realiza mutirão com crianças através do projeto Ver Magia.

“Conseguimos desenhar a prova em um formato bem desafiador para todas as categorias. Pensamos muito no nível técnico e características de terreno para que sejam prazerosos para os atletas das E-Bikes e atletas de XC. A Raiza Goulão, atleta olímpica de MTB,  nos apresentou cada trilha de Piri e junto com o Daniel (diretor técnico) e o Leandro “Vozin”, atleta local,  conseguimos desenhar etapas muito técnicas e desafiadoras.” disse Cadu Sachs, Diretor de Prova

Sertões MTB Pirinópolis

O Sertões MTB Pirenópolis será disputado na charmosa cidade goiana, patrimônio histórico, encravada no Planalto Central. Além da riqueza de suas construções centenárias, ‘Piri’, como é carinhosamente conhecida, guarda trilhas e caminhos que a transformaram em uma das mecas do mountain bike nacional. Local perfeito para receber o Sertões MTB Pirenópolis, de 5 a 7 de maio. No total serão 131 km com 3.443m de altimetria acumulada para os inscritos no percurso PRO; e 92km com 2.806m de altimetria acumulada para o percurso Sport/E-Bike.

Uma Maratona de MTB em três dias de disputa em meio a beleza da Serra dos Pirineus

Pirinópolis ganhou este nome por estar cercado pela Serra dos Pirineus para entender o que aguarda os ciclistas, seja nas bicicletas convencionais, seja nas E-Bikes, que mais uma vez prometem um grande número de inscritos para esse tipo de disputa. Subidas e descidas não vão faltar ao longo das três etapas, assim como o terreno pedregoso, que é a assinatura dessa região. Como já foi o caso no Sertões MTB Ibitipoca, em 2022 – este ano a prova mineira acontecerá em julho -; conquistar a camisa de líder será missão complicada. Mantê-la até o último quilômetro, muito mais difícil.

Sertões MTB Pirinópolis tem percurso para diferentes níveis de bikers

Mais uma vez a adoção de percursos diferenciados permitirá a participação de bikers em diferentes níveis de preparação física. O percurso PRO será encarado pelos atletas das categorias individuais ou em duplas:  Solo Masculino Elite, Solo Feminino Elite, Solo 30+, Solo Master (45+), Solo Grand Master (55+),  Dupla até 60 (na soma das idades); Dupla até 80, Dupla até 95, Dupla 95+, Dupla Mista e Dupla Feminina. Serão ao todo 131 Km considerando o Prólogo e as duas etapas, além de uma altimetria acumulada de 3.443m.

As E-Bikes (por questão de autonomia das baterias) com as categorias: Masculino Elite, Masculino, Feminino, Golden (50+), Super Light e Open, encaram o percurso mais curto, igualmente desafiador. Mesmo caso do percurso Sport, dividido nas categorias:  Dupla até 60; Dupla até 80, Dupla até 95, Dupla 95+; Dupla Mista e Dupla Feminina. Eles vão encarar ao todo 92km, com uma altimetria total de 2.806m.

As inscrições para o Sertões MTB Pirenópolis seguem abertas até o dia 26/4 e podem ser feitas através do site ticketsports.com.br.

SAS Brasil e Sertões MTB juntos em mutirão de saúde para crianças em Pirenópolis

O Sertões não é só sobre esportes. Conta com mais duas dimensões: o Social e o Turismo. No Rally, competição reconhecida internacionalmente, que em 2022 completou 30 anos, a ação social do Sertões realizada através da startup SAS Brasil, já tratou milhares de pessoas nos lugares mais inóspitos do Brasil. Agora, pela primeira vez, a SAS levará atendimento médico acompanhando o Sertões Mountain Bike, o mais novo esporte abraçado pela marca.

Entre os dias 3 e 8 de maio, a SAS Brasil, que completa uma década este ano, estará em Pirenópolis (GO) atuando em paralelo à prova de MTB do Sertões.  O foco da ação é beneficiar mais de mil crianças da rede pública de ensino em oftalmopediatria e outras especialidades de saúde. Uma equipe de voluntários, entre estudantes e profissionais de diferentes áreas, vai realizar atividades relacionadas ao Ver Magia – projeto que além do atendimento oftalmológico às crianças, também doa óculos através da parceria com a Óticas Brasil. Pirenópolis não tem um médico oftalmologista para atender as demandas da população, por isso, os habitantes precisam ir até Anápolis, que fica a 60 km de distância, para conseguir uma consulta médica especializada.

Ação Social do Sertões a SAS e Goiás

A SAS Brasil tem uma relação histórica com o Estado de Goiás. Foi em Pirenópolis que a startup passou no seu primeiro ano de existência (2013). Recentemente, em março, realizou atendimentos no município de Cavalcante e comunidade quilombola Engenho 2, com foco em diabetes.  A história com Cavalcante teve início em 2020. A organização possui uma Unidade de Telemedicina Avançada (UTA) instalada no município, que contou com uma presença ilustre quando da inauguração: o DJ Alok, filho da terra, nascido em Goiânia, fez uma participação durante o Rally dos Sertões 2020 e foi até Cavalcante para conhecer de perto o trabalho da SAS.

Contêiner com consultórios já realizou mais de 7.000 atendimentos

A UTA é um contêiner adaptado com consultórios para a realização de atendimentos presenciais e remotos, que permitem, por exemplo, que gestantes façam exames de ultrassonografia com especialistas à distância. Até janeiro de 2023, já havia realizado mais de 7 mil atendimentos em saúde especializada para crianças e adultos em Goiás.

Muito além do assistencialismo, a SAS Brasil atua para impactar diretamente as filas de espera e demandas reprimidas do SUS para consultas, exames, procedimentos e cirurgias especializadas. Desde 2013, a organização já levou mais de 20 especialidades de saúde para regiões do Brasil onde o acesso a médicos especialistas pode demorar mais de dois anos.

 

PROGRAMAÇÃO – SERTÕES MTB PIRENÓPOLIS               

05 DE MAIO – SEXTA-FEIRA                       

VILA SERTÕES  – RUA DO LAZER – CENTRO HISTÓRICO

8h às 10h – Retirada do Kit Atleta

9h – Premiação Concurso de Artes

10h às 11h – Vistoria das E-BIKES – ENTRADA PARQUE FECHADO

11h00 – PRÓLOGO PERCURSO PRO

CONFORME LISTA DE LARGADA (CONTRA RELÓGIO) ”

11h30 – PRÓLOGO PERCURSO SPORT

CONFORME LISTA DE LARGADA (CONTRA RELÓGIO) ”

12h00 – PRÓLOGO PERCURSO E-BIKE

CONFORME LISTA DE LARGADA (CONTRA RELÓGIO) ”

13h às 15h – PREVISÃO CHEGADA DO PRÓLOGO

19h00 – ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES

 

06 DE MAIO – SÁBADO                

7h30 às 8h30 – VISTORIA DAS E-BIKES – ENTRADA PARQUE FECHADO

8h00 –   LARGADA PERCURSO PRO

9h00 –   LARGADA PERCURSO SPORT

10h00 – LARGADA PERCURSO E-BIKE

12h às 15h – PREVISÃO CHEGADA

19h00 – ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES DIA 2

 

07 DE MAIO – DOMINGO

7h30 às 8h30 -VISTORIA DAS E-BIKES – ENTRADA PARQUE FECHADO

8h00 – LARGADA PERCURSO PRO

9h00 – LARGADA PERCURSO SPORT

10h00 – LARGADA PERCURSO E-BIKE

12h às 15h -PREVISÃO CHEGADA

16h00 – CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO POR CATEGORIA

19h00 – ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES DIA 2

 

Siga-nos em nossas redes sociais e saiba tudo sobre o Sertões MTB Pirenópolis:

Instagram: @sertoes.bike

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Remco Evenepoel voa baixo e sai na frente no Giro!

O belga Remco Evenepoel não deixou dúvidas de que quer muito a vitória no Giro d’Italia! Filippo Ganna foi o segundo e João Almeida o terceiro. Remco começa o Giro d’Italia com a Maglia Rosa de líder da competição. Giro d’Italia 2023 – Etapa 1 – Fossacesia Marina – Ortona […]

Receba as novidades em seu e-mail