Dia da fuga no Giro com vitória do campeão italiano Filippo Zana da equipe Jayco AlUla em Val di Zoldo. O italiano foi melhor na chegada contra seu companheiro de fuga, o francês Thibaut Pinot. Atrás Roglic e Geraint Thomas imprimiram perdas a João Almeida.
Giro d’Italia 2023 – Etapa 18 – Oderzo a Val di Zoldo – 161km
As grandes emoções ficaram para o final no Giro d’Italia. Por conta do clima e temperatura, o Giro d’Italia coloca as principais subidas no final em função do degelo da neve na primavera europeia. A 18ª etapa do Giro é a primeira de três etapas decisivas e contou com muita subida. Iniciando pelo Passo della Crosetta com 11,6km a 7,1% e passando por três subidas duríssimas até chegar em Val di Zoldo.
A fuga do dia teve sete ciclistas com destaque para o francês Thibaut Pinot em busca de pontos da maglia azurra. Pinot esteve envolvido em polêmica na semana passada com diretor da EF e chegou a considerar a camisa de montanha um prêmio de consolação. Ao longo da etapa a fuga perdeu o ciclista da Astana, Vadim Pronskiy e iniciou a penúltima subida do dia com quase cinco minutos a frente do pelote. Nos trechos mais duros, apenas o campeão italiano Filippo Zana conseguia acompanhar Pinot, atrás Derk Gee se esforçava para acompanhar.
João Almeida sofre na subida a Val di Zoldo
Entre os favoritos, a Jumbo assumiu a cabeça do grupo e quem sobrou primeiro foi João Almeida, o português da UAE estava em dificuldade a 7km do final no trecho com inclinações de até 16%. A medida que se aproximavam do final, os gregários iam ficando pelo caminho. Na ponta a vitória seria definida entre Pinot e Zana, atrás Roglic e Thomas subiam fortes mas sem conseguir imprimir perdas significativas ao português João Almeida.
Na chegada, Pinot lançou um ataque de longe mas Filippo Zana estava bem e conseguiu se segurar até no último instante para duelar e bater o francês em sua primeira vitória em grandes voltas. O francês Warren Barguil terminou no pódio enquanto atrás Primoz Roglic e Geraint Thomas chegaram juntos. Com o resultado, Roglic recuperou a segunda colocação na classificação geral.
Como consolação, Thibaut Pinot assumiu a maglia azurra de melhor escalador.
Líderes do Giro 2023 após 18 etapas:
- Geraint Thomas – Ineos Grenadiers – Geral / Maglia Rosa
- Jonathan Milan: Bahrein Victorious – Pontos / Maglia Ciclamino
- Thibault Pinot – Montanha / Maglia Azurra
- João Almeida: UAE Team Emirates – Melhor Jovem / Maglia Bianca
Classificação do Giro d’Italia após 18 etapas:
Results powered by FirstCycling.com