Campeão italiano Filippo Zana vence no Giro! Thomas segue líder

Luiz Papillon

Dia da fuga no Giro com vitória do campeão italiano Filippo Zana da equipe Jayco AlUla em Val di Zoldo. O italiano foi melhor na chegada contra seu companheiro de fuga, o francês Thibaut Pinot. Atrás Roglic e Geraint Thomas imprimiram perdas a João Almeida.

Filippo Zana vence no Giro | foto Getty
Filippo Zana vence no Giro | foto Getty

 

Giro d’Italia 2023 – Etapa 18 – Oderzo a Val di Zoldo – 161km

As grandes emoções ficaram para o final no Giro d’Italia. Por conta do clima e temperatura, o Giro d’Italia coloca as principais subidas no final em função do degelo da neve na primavera europeia. A 18ª etapa do Giro é a primeira de três etapas decisivas e contou com muita subida. Iniciando pelo Passo della Crosetta com 11,6km a 7,1% e passando por três subidas duríssimas até chegar em Val di Zoldo.

A fuga do dia teve sete ciclistas com destaque para o francês Thibaut Pinot em busca de pontos da maglia azurra. Pinot esteve envolvido em polêmica na semana passada com diretor da EF e chegou a considerar a camisa de montanha um prêmio de consolação. Ao longo da etapa a fuga perdeu o ciclista da Astana, Vadim Pronskiy e iniciou a penúltima subida do dia com quase cinco minutos a frente do pelote. Nos trechos mais duros, apenas o campeão italiano Filippo Zana conseguia acompanhar Pinot, atrás Derk Gee se esforçava para acompanhar.

João Almeida sofre na subida a Val di Zoldo

Entre os favoritos, a Jumbo assumiu a cabeça do grupo e quem sobrou primeiro foi João Almeida, o português da UAE estava em dificuldade a 7km do final no trecho com inclinações de até 16%. A medida que se aproximavam do final, os gregários iam ficando pelo caminho. Na ponta a vitória seria definida entre Pinot e Zana, atrás Roglic e Thomas subiam fortes mas sem conseguir imprimir perdas significativas ao português João Almeida.

Na chegada, Pinot lançou um ataque de longe mas Filippo Zana estava bem e conseguiu se segurar até no último instante para duelar e bater o francês em sua primeira vitória em grandes voltas. O francês Warren Barguil terminou no pódio enquanto atrás Primoz Roglic e Geraint Thomas chegaram juntos. Com o resultado, Roglic recuperou a segunda colocação na classificação geral.

Como consolação, Thibaut Pinot assumiu a maglia azurra de melhor escalador.

 

Líderes do Giro 2023 após 18 etapas:

  • Geraint Thomas – Ineos Grenadiers – Geral / Maglia Rosa
  • Jonathan Milan: Bahrein Victorious – Pontos / Maglia Ciclamino
  • Thibault Pinot – Montanha / Maglia Azurra
  • João Almeida: UAE Team Emirates – Melhor Jovem / Maglia Bianca

Classificação do Giro d’Italia após 18 etapas:

Results powered by FirstCycling.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Santiago Buitrago vence a etapa rainha do Giro!

Vitória colombiana no Giro! Santiago Buitrago da equipe Bahrain venceu a etapa atacando da fuga. Derek Gee foi segundo com Magnus Cort em terceiro. Entre os favoritos Geraint Thomas e Roglic impuseram mais diferença sobre Almeida e os demais. Giro d’Italia 2023 – Etapa 19 – Longarone – Tre Cime […]

Receba as novidades em seu e-mail