Ícone do site Pelote Ciclismo

João Almeida vence etapa do Giro e Geraint Thomas veste a Maglia Rosa

Acabou a paz no Giro d’Italia! Após um ataque matador, o português João Almeida venceu a etapa 16, teve a seu lado Geraint Thomas que retomou a maglia rosa de líder. Primoz Roglic chegou 25 segundos depois graças ao ótimo trabalho de Sepp Kuss.

João Almeida o melhor jovem do Giro d’Italia 2023

Giro d’Italia 2023 – Etapa 16 – Monte Bondone – 203km

Acabou a paz! No início da terceira semana do Giro uma etapa programada para mexer com a classificação geral. Com mais de 5.000m de subida acumulada a etapa começou com um trecho plano, depois só sobe e desce:

Com uma fuga enorme em torno de 25 ciclistas o destaque ficou para Ben Healy. O irlandês da EF tratou de coletar o máximo de pontos da maglia azurra de melhor escalador. A fuga aguentou bem a vantagem em torno de quatro minutos até a subida final. Assim que o Monte Bondone começou, seis ciclistas se destacaram com Filippo Zana (Jayco), Aurélin Paret-Peintre (Ag2r) e Jack Haig (Bahrain) entre eles.

Entre os favoritos o grupo foi logo sendo reduzido até que a 7km do final, João Almeida (UAE) passou a liderar a subida com Sep Kuss e Roglic (Jumbo) em sua roda além de Geraint Thomas (Ineos) e Eddie Dunbar (Jayco).

Ataque de João Almeida coloca fogo no Giro d’Italia!

Líder do Giro na largada, Bruno Armirail já deixava a liderança a medida que a subida seguia. Na marca de 6km para o final veio o ataque de João Almeida, o português colocou um ritmo forte e foi seguido apenas pelo britânico Geraint Thomas. Atrás Roglic ficava na roda de Sepp Kuss. Thomas e Almeida se revezaram tentando impor uma pena dura a Roglic. No final Almeida venceu batendo Thomas no sprint, mas sem tristeza para o britânico que reassumiu a maglia rosa de líder do Giro. . Primoz Roglic chegou 25 segundos depois graças ao ótimo trabalho de Sepp Kuss.

Geraint Thomas veste a Maglia Rosa no Giro d’Italia | Foto Getty

Líderes do Giro 2023 após 16 etapas:

Classificação do Giro d’Italia após 16 etapas:

Results powered by FirstCycling.com

Sair da versão mobile