Tadej Pogacar vence no Tour de France!

Luiz Papillon

O esloveno Tadej Pogacar venceu a etapa de hoje no Tour de France no penúltimo dia de subida. O camisa amarela Jonas Vingegaard foi o segundo na marcação e Brandon McNulty o terceiro. Essa foi a nona vitória de Pogacar no Tour de France, aos 23 anos de idade.

Tadej Pogacar | Foto AFP
Tadej Pogacar | Foto AFP

Com o resultado, o dinamarquês de 26 anos segue muito perto de conquistar o título do Tour de France, resta apenas um dia de  subida no Tour de France.

Tour de France 2017 – Etapa 17 – Saint-Gaudens a Peyragudes – 129.7km

O Tour de France 2022 entra na penúltima etapa de montanha com chegada ao alto em Peyragudes nos Pirineus. Estação de esqui durante o invertno, Peyragudes tem inclinação de até 16% em uma subida brutal e tudo isso após duas serras de primeira categoria e uma de segunda. Com apenas 129.7km uma etapa curta e explosiva teria duas baixas, o belga da Lotto Soudal, Tim Wellens com covid-19 deixou o Tour enquanto Rafal Majka, principal gregário de Pogacar sofreu uma lesão no momento da quebra de sua corrente na etapa de ontem.

Assim que a etapa largou, apesar de uma tentativa de fuga, Wout van Aert trabalhou para conquistar os pontos de sprint intermediário, onde foi segundo atrás de Jasper Philipsen. Wout já detem mais de 400 pontos, uma das dez maiores pontuações com a camisa verde da história do Tour de France. Na escalada a Col d’Aspin, Alexey Lutsenko e Thibaut Pinot escaparam e tiveram na perseguição um grupo que trazia entre eles o rei da montanha Simon Geschke.

McNulty faz trabalho fantástico e muda o jogo do Tour de France

Na penúltima subida do dia, a Col du Val Louron-Azet o grupo do camisa amarela alcançou a fuga. O grupo era puxado por Brandon McNulty que imprimiu uma velocidade de subida que eliminou todos os principais gregários eliminando um a um os gregários da Jumbo-Visma e depois os favoritos. Nos 3km finais de subida apenas Vingegaard seguia atrás da dupla do UAE. Pogacar tentou um ataque nos metros finais da subida, mas Vingegaard o seguiu sem problemas. Para o final da etapa restava uma descida longa e a subida final com 8km e 7.8% de inclinação média, sendo os 3km finais com muitos trechos de até 16%.

Atrás o grupo perseguidor vinha a 1’20 com Geraint Thomas, Sepp Kuss, Romain Bardet, Andreas Leknessund e Alexey Lutsenko.

No final vingegaard marcou, Pogacar e quando o esloveno tentou atacar, Vingegaard além de responder quase levou a vitória. Pogacar venceu com Vingegaard em segundo e Brandon McNulty em terceiro. O estadunidense foi escolhido o mais combativo do dia, devido a seu trabalho fantástico para Pogacar.

A classificação geral do Tour de France tem Jonas Vingegaard com 2:18 de vantagem para Tadej Pogacar e 4:56 para Geraint Thomas o terceiro colocado. Nairo Quintana está a 7:53 em quarto lugar já deixando a luta pelo pódio.

Pela camisa de pontos, Wout van Aert lidera com 416 pontos, entrando para a lista dos 10 melhores pontuadores da história do Tour e em segundo está agora Tadej Pogacar com 202 pontos. Simon Geschke lidera a classificação de montanha com 64 pontos contra 52 de Vingegaard e 46 de Pogacar.

Classificação do Tour de France 2022

Results powered by FirstCycling.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Vingegaard vence no Hautacam, Pogacar sobra em dia épico no Tour de France

Espetacular, Jonas Vingegaard venceu a etapa do Hautacam no Tour de France, enquanto Tadej Pogacar não resistiu a velocidade colocada por Wout van Aert na subida.   Tour de France 2022 –  Etapa 18 – Loudes ao Hautacam – 143.2km Uma etapa explosiva com muita subida em apenas 140km partindo […]
Jonas Vingegaard | Foto Getty

Receba as novidades em seu e-mail