A vitória 160 neste que é considerado o melhor velocistas de todos os tempos, Mark Cavendish chegou a sua 16ª vitória no Giro, o britânico da Quick Step Alpha Vinyl aproveitou o excelente trem de embalada de sua equipe e confirmou o favoritismo. Pela Groupama FDJ o francês Arnaud Démare foi segundo e em terceiro o colombiano Fernando Gaviria completou o pódio.
“Tenho metade da Quick-Step Vinyl a meu serviço e eles fizeram um ótimo trabalho. Pieter Serry ajudou a manter os escapados sob controle e Balleini, Van Lerberghe e Morkov fizeram um ótimo trabalho no trem de embalada. Eu queria estar lá, nesse primeiro sprint de verdade no Giro e isso aconteceu!” contou Mark Cavendish.
Giro d’Italia 2022 – Etapa 3 = Kaposvár a Balatonfured – 201km
A etapa 3 do Giro d’Italia 2022 que partiu de Kaposvár com destino a Balatonfured, uma cidade ao norte do lago Balaton o “mar húngaro”. Com total de 201km e expectativa de chegada em massa, três ciclistas tentam a fuga do dia, a dupla da Drone Hopper, Mattia Bais e Filippo Tagliani e Samule Rivi da Eolo Kometa, todos italianos. O Giro viu seu primeiro abandono, o esloveno Jan Tratnik com dores no punho abandonou. Está perto de casa, basta um trem para Ljubljana. Tratnik caiu na primeira etapa do Giro e foi para o contrarrelógio no sacrifício.
O trio foi neutralizado a 28km do final e o pelote se armou para a chegada. Com um sprint longo e lançamento perfeito de Michael Morkov, Mark Cavendish voltou a vencer no Giro nove anos apos sua última aparição na grande volta italiana. Em segundo ficou Arnaud Démare pela Groupama FDJ e em terceiro o colombiano Fernando Gaviria da UAE Team Emirates.
Pela classificação geral, Mathieu van der Poel manteve a liderança por 11 segundos de vantagem sobre Simon Yates, a camisa de líder por pontos é acumulada por Van der Poel e foi vestida hoje por Biniam Girmay, segundo na classificação. O italiano Matteo Sobrero é o líder entre os jovens até 25 anos. A camisa de rei da montanha agora está com o alemão Rick Zabel da equipe Israel Premier Tech.