Tour da Romandia 2022

Luiz Papillon

Com a Liege Bastogne Liege as clássicas de primavera chegaram ao fim na Bélgica e o eixo do ciclismo muda para os Alpes Suíços. O Tour da Romandie acontece de terça a domingo partindo de Lausanne em cinco etapas. Entre os ciclistas que disputam a 75ª edição estão Geraint Thomas, Thibaut Pinot, Chris Froome e pelos latinos Rigoberto Uran e Sergio Higuita.

 

Um prólogo curto, quatro etapas com jeito de clássica e um contrarrelógio individual em subida. Esse formato vem sendo adotado pelos organizadores da prova nos últimos anos. Nos últimos dez anos a Ineos venceu cinco vezes e o atual campeão Geraint Thomas terá uma renovada equipe para disputar o bicampeonato. Já a Jumbo Visma aparentemente mudou a preparação de Primoz Roglic, tirando o esloveno das muitas provas que fazia no início de temporada. Enquanto Roglic faz sua periodização visando o Tour, seus companheiros vão a Suíça com Steven Kruijswijk, Sepp Kuss e Rohan Dennis. Pela Bora, Max Schachmann e Sergio Higuita devem liderar a equipe. Na UAE, Brandon McNulty tem a oportunidade de liderar a equipe.

O Tour da Romandia será transmitido pela ESPN somente na plataforma Star+.

O Tour da Romandia

A disputa nasceu em 1947 na ocasião de celebração do 50º aniversário da União Ciclística Suíça. Com prestígio pela dificuldade de etapas a prova sempre esteve em destaque e a partir de 2006 passou a fazer parte do UCI ProTour que em 2011 tornou-se WorldTour. Atualmente com apoio de toda comunidade francófona suíça, serve de alicerce para divulgação do turismo e cultura romanda no mundo. A classificação geral tem o patrocínio do Queijo Le Maréchal, a classificação por pontos da loteria romanda Jouezport!, o melhor escalador da Primeo Energie, o melhor jovem do Banco de Léman.

Tour da Romandia | Foto Divulgação
Tour da Romandia | Foto Divulgação

 

A região da Romandia

A Suíça encravada entre França, Alemanha, Itália e Áustria recebe influência de cada um desses países. A Suíça Romanda não é um território oficial e sim uma barreira linguística, sendo a porção que recebe maior influência francesa e que abriga 20% da população do país. Dividida em Cantões (espécie de repúblicas autônomas dentro do Estado Suíço). Genebra, Lausanne, Friburgo e Neuchateu são suas principais cidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Plantão Médico: Alaphilippe, Van Wilder, Christian Eiking sofrem fraturas.

A queda em massa que aconteceu na Liege Bastogne Liege deixou duas vítimas com necessidade de atendimento médico. O bicampeão mundial Julian Alaphilippe e o jovem Ilan van Wilder foram os mais afetados. Alaphilippe teve duas costelas fraturadas e fratura da escápula. Além disso o ciclista sofreu um pneumotórax (perfuração […]

Receba as novidades em seu e-mail